Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Semana do MP de Rio Grande recebe grande público na Câmara de Vereadores

Um grande público, formado essencialmente por estudantes do curso de Direito, acompanhou, entre os dias 28 e 30 de agosto, as atividades da V Semana do Ministério Público de Rio Grande. A programação do evento, promovido pela AMP/RS e pela Promotoria de Justiça local, ocorreu na Câmara de Vereadores do município, com apoio do Ministério Público, FMP e Anhanguera.
31/08/2018 Atualizada em 21/07/2023 11:02:11
Compartilhe:
1535737847.jpg
Um grande público, formado essencialmente por estudantes do curso de Direito, acompanhou, entre os dias 28 e 30 de agosto, as atividades da V Semana do Ministério Público de Rio Grande. A programação do evento, promovido pela AMP/RS e pela Promotoria de Justiça local, ocorreu na Câmara de Vereadores do município, com apoio do Ministério Público, FMP e Anhanguera.



Na abertura das atividades, o presidente da Associação, Sérgio Harris, valorizou o entrosamento da instituição com a academia. "Eventos como esse são muito valiosos para nós, pois permitem que os estudantes conheçam o papel e as atribuições do Ministério Público, assim como o trabalho de promotores e procuradores de Justiça. Essa é uma perspectiva que não consta no programa dos cursos universitários, embora a atividade ministerial seja uma opção relevante para aqueles que alcançam a graduação em Direito. Considero a Semana do Ministério Público tão importante que nos quatro anos que estou à frente da AMP/RS teremos realizado ao menos 39 edições", disse Harris. Na sequência, o promotor-assessor da Subprocuradoria-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPRS, Mauro Souza, falou em nome da Administração Superior.



amo.pngA palestra inaugural do evento foi ministrada pelo promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Porto Alegre Eugênio Paes Amorim (à esquerda na foto). Ele tratou do tema "Garantismo Penal x Efetivismo Penal", em que discorreu sobre as distorções da teoria do garantismo. Segundo ele, o garantismo tem como princiais instrumentos a manipulação de dados e de informações. "O efetivismo penal e o garantismo penal estão para o Direito como o bem e o mal estão para a humanidade. o efetivismo penal nada mais é do que o fiel cumprimebnto das leis, vedado o ativismo judicial ideológico", pontuou Eugênio Amorim.













bca.png Na quarta-feira, o promotor Bruno Amorim Carpes (foto) falou sobre "O mito do encarceramento em massa". Já na noite de encerramento, o procurador de Justiça Sílvio Miranda Munhoz levou à plateia uma abordagem sob o título "Criminalidade e Impunidade: reflexões sobre o avanço do crime no Brasil". O palestrante traçou um panorama do avanço do crime no Brasil nos últimos anos e mostrou o diagnóstico, já existente, desde os meados do ano 2000, no sentido de a maior causa do crescimento incontrolável da criminalidade ser a impunidade e mostrando que nada ou muito pouco foi feito, como política de estado, para combater a impunidade no período. Apontou, igualmente, aquelas que julga serem as principais causas para o atual momento do País, no que diz respeito à impunidade e ao combate ao crime. Por fim, o procurador delineou alternativas para minorar o problema. A seguir, o promotor Rudimar Tonini Soares, de Rio Grande, ministrou a palestra "O ato infracional equiparado a crime hediondo e as medidas socioeducativas. Tonini apontou as incongruências do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei do Sistema Nacional Socioeducativo quando tratam de atos infracionais (fatos definidos como crimes praticados por adolescentes). Foi explorada a principiologia constitucional no que se relaciona com a matéria e realizado confronto dos parâmetros legais atualmente existentes com a realidade prática. O promotor também apresentou modelos legais estrangeiros sobre o assunto, em especial europeus, do Canadá e dos Estados Unidos, fazendo uma reflexão crítica do sistema brasileiro. Por fim, formulou proposições de possíveis reformas legais objetivando o aprimoramento do sistema legal.






AVALIAÇÃO POSITIVA



Coordenador do evento, o promotor Frederico Lang, diretor das Promotorias de Justiça de Rio Grande, comemorou o saldo da atividade. “A XIV Semana do MP de Rio Grande foi um grande sucesso. A procura superou a capacidade do auditório. O público acadêmico lotou o local nos três dias do evento. O contato entre a comunidade acadêmica e os palestrantes permitiu aos estudantes uma nova visão sobre temas relevantes e atuais, além de despertar uma visão crítica e reflexiva sobre a necessidade de defesa da sociedade e de respostas duras no enfrentamento à criminalidade”, finalizou.



PRESENÇAS



Também estiveram presentes à Semana do MP em Rio Grande os vice-presidentes da AMP/RS Martha Beltrame e João Ricardo dos Santos Tavares; o vice-prefeito do Rio Grande, Paulo Renato Gomes; o presidente da Câmara de Vereadores do Município, vereador Flavio Veledo Maciel; a juíza Fernanda Duquia Araújo; e os promotores de Justiça Adriano Pereira Zibetti, Marcelo Nahuys Thormann, Valdirene Sanches Medeiros Jacobs, Paulo Eduardo Nunes de Ávila, Susiane Bicca Mespaque Madruga, José Alexandre Zachia Alan e Julia Fresteiro Barbosa Lang.


Últimas notícias
/arquivos/projeto pescar
Loading...
Notícias

AMP/RS participa da inauguração da nova sede Fundação Projeto Pescar

26/11/2024
/arquivos/1
Loading...

Dia da Consciência Negra – compromisso com a igualdade, a justiça e a dignidade humana

22/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-18 at 12.53.52
Loading...

História Associativa

18/11/2024
/arquivos/7cc6c2_0b9e44e452ed4c3fbacf282e990d0aec~mv2
Loading...

AMP/RS realiza cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e Conselho de Representantes para o biênio 2024-2026

18/11/2024