Semana do Ministério Público de Pelotas encerra com debates intensos
Após três noites de intensos debates, terminou na última quinta-feira, 19 de setembro, a 4ª edição da Semana do Ministério Público de Pelotas, tradicional evento promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), que celebra 40 anos em 2024. As discussões começaram na terça-feira, 17 de setembro, no auditório da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o objetivo de aproximar o Ministério Público do meio acadêmico.
A palestra de encerramento foi apresentada pelo promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, com o tema “O Promotor do Júri: Sonho e Realidade”. Ao longo do evento, ocorreram cinco exposições que abordaram tópicos essenciais para o setor jurídico e a sociedade, como o papel do Ministério Público na promoção da Justiça e na proteção dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de discussões sobre questões ambientais.
A abertura foi conduzida pelo procurador-geral Alexandre Saltz. Também palestraram a promotora Cinara Vianna Dutra Braga, a procuradora Sílvia Cappelli e os promotores Charles Emil Machado Martins e Alessandra Moura Bastian da Cunha.
"O retorno dos alunos foi extraordinário, e o altruísmo dos palestrantes foi digno de aplausos", destacou Fernando Andrade Alves, vice-presidente da AMP/RS. O promotor José Alexandre Zachia Alan, responsável pela organização, acrescentou. "A avaliação dos alunos foi excelente. Com certeza, teremos uma edição do evento no ano que vem".
Próximas edições
Em homenagem aos 40 anos da Semana do Ministério Público, o evento também será promovido em Nova Prata, nos dias 15 e 16 de outubro, e em Restinga Sêca, nos dias 23 e 24 de outubro.