São Luiz Gonzaga ganha nova sede para a Promotoria de Justiça
Foi inaugurada nesta terça-feira (11) a nova sede da Promotoria de Justiça de São Luiz Gonzaga. A solenidade contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, do presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo, integrantes da Administração do MP, promotores de Justiça e autoridades do Município e região. Os três promotores que atuam na comarca – Belmiro Pedro Marx Welter, Dinamárcia Maciel de Oliveira e Gustavo Burgos de Oliveira – também compareceram ao evento, assim como membros da classe que trabalham nos oito municípios daquela comarca.
Durante o evento, o procurador-geral de Justiça lembrou do processo iniciado por administrações anteriores de dotar o Ministério Público de sedes próprias. “Esta casa da cidadania que entregamos tem um significado especial, pois é fruto da convergência com outras instituições públicas”. Eduardo de Lima Veiga também ressaltou que o prédio trará melhores condições para que membros e servidores possam atender ainda melhor as demandas da população que acorre aos serviços da Instituição.
O presidente da Associação do MP, Victor Hugo Azevedo, destacou que, embora se devesse saudar o fato de, com a nova sede, o MP oferecer à comunidade melhores condições físicas de atendimento, o que sensibiliza a entidade de classe é o espírito que os promotores revelam no dia a dia, de grande sensibilidade para com as dificuldades enfrentadas pelas comunidades às quais atendem. Victor Hugo também descerrou uma placa em homenagem a todos os colegas que atuaram em São Luiz Gonzaga. A história daquela comarca começou em 1890, com o promotor Albino José Ferreira Coutinho.
Falando em nome dos colegas, o diretor das Promotorias locais, Belmiro Pedro Marx Welter, saudou o “momento histórico” para a comunidade. “O que há poucos anos parecia distante, se torna realidade com a inauguração de nossa sede própria em São Luiz Gonzaga”. O Promotor também aproveitou para reforçar à população que o MP está a serviço da sociedade, “como instrumento para acabar com a desigualdade social”.
PRESENÇAS
A cerimônia recebeu ainda participações especiais, como o cantor nativista Pedro Ortaça, que interpretou músicas de seu repertório, e a Banda do 4º Regimento de Cavalaria Blindado, que executou os hinos Nacional e Rio-Grandense. Representantes da comunidade local, como a idosa Margarida Blanco, de 104 anos; a pequena Nathaly Vitória Melo (foto ao lado), primeira criança nascida em 2012 em São Luiz Gonzaga; e o apenado de melhor comportamento na Comarca, Luiz Carlos Arôcha Barcelos, atenderam ao convite e marcaram presença.
Também prestigiaram a inauguração o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto; a chefe de gabinete do PGJ e secretária-geral do MP, Isabel Barrios Bidigaray; a coordenadora do Serviço de Informações e Atendimento ao Cidadão, promotora-assessora Karin Genz; e os promotores de Justiça Paula Regina Mohr, Márcio Rogério Bressan, Júlio César Stürmer, Fernando Andrade Alves, Léo Mário Heidrich Leal e Rafael Schneider de Azeredo, além de prefeitos da região e representantes do Poder Judiciário, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, Polícias Federal e Civil, OAB e Brigada Militar, entre outras entidades e instituições da região.
REUNIÃO COM A CLASSE
Na quarta-feira pela manhã, promotores de Justiça de 28 municípios da região participaram de reunião na qual foram apresentados pela Administração Superior os projetos institucionais estruturantes. O encontro ocorreu no auditório da Promotoria de Santo Ângelo. Na ocasião, Victor Hugo Azevedo reforçou a convocação para que todos participassem da reunião geral marcada para esta sexta-feira (14), em Porto Alegre, e fez um relato sobre as ações da campanha nacional contra a PEC 37. O dirigente destacou a importância da participação dos colegas, no momento apropriado, reproduzindo iniciativas ligadas ao assunto em suas comarcas, principalmente as audiências públicas. Victor Hugo também renovou o convite para compartilhar do espírito rio-grandense no galpão crioulo da AMP/RS no Acampamento Farroupilha.