Rio Grande: AMP/RS participa de formatura do Proerd
Uma cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (15), em Rio Grande, no sul do Estado, marcou a formatura da 18ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa é desenvolvida na cidade pelo 6° Batalhão de Polícia Militar, junto a crianças de nove a 12 anos das escolas da rede pública. O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, participou da solenidade.
O evento, realizado no auditório do Instituto Educacional Juvenal Miller, contou ainda com a presença de autoridades militares, representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário local. A promotora Luciara Robe da Silveira Pereira, da comarca de Rio Grande, também acompanhou a atividade.
Na primeira turma de alunos do Proerd deste ano foram formados 315 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental de oito escolas. Na abertura, Dornelles apresentou a campanha Crack – Ignorar é o seu vício?, lançada pela Associação, e abordou a importância do engajamento de diferentes entidades no enfrentamento às drogas e a violência. “Uma das coisas nas quais mais acreditamos é a importância de se trabalhar preventivamente esse assunto. Assim teremos mais chances de evitar o envolvimento com as drogas e a violência. E o Proerd é uma ferramenta muito boa nesse sentido. Atua justamente nesse nicho e merece todo o apoio”, observou o presidente da Associação.
O público também assistiu ao vídeo institucional da campanha da AMP/RS contra o crack. Após a apresentação do material, foram agraciados com certificados autoridades reconhecidas como amigas do Proerd. Desde que foi implantado em Rio Grande, o programa já formou cerca de 5 mil alunos, com a participação de mais de 77 escolas. Os objetivos principais são dar noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, envolvendo também os pais ou responsáveis nas atividades.