Realizada em Rio Grande a 6ª Semana do Ministério Público
O vice-presidente da AMP/RS, Mauro Souza, participou da abertura da 6ª Semana do Ministério Público, na última terça-feira, 26. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Rio Grande, com o tema “O Ministério Público e a sociedade: por uma agenda de responsabilidade social”.
Foi aberta nesta terça-feira, em Rio Grande, a 6ª Semana do Ministério Público. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal focalizando o tema “O Ministério Público e a sociedade: por uma agenda de responsabilidade social”. O vice-presidente da AMP/RS, Mauro Luís Silva de Souza, que participou da abertura do evento, salientou que o Ministério Público, principalmente nas últimas décadas, tem conseguido provar que a proximidade com o meio acadêmico e com as pessoas faz com que o trabalho do Promotor seja mais profícuo, no sentido de garantir e valorizar a cidadania, os direitos humanos e a Justiça como um todo. “Por isso, a preocupação da AMP em continuar parceira das universidades”.
No segundo dia, o presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, participou dos trabalhos. Ele falou sobre a importância das Semanas do Ministério Público, que hoje acontecem vários municípios com apoio da Associação. "Nestes momentos promotores, operadores do direito, professores e estudantes param por algumas hojes para avaliar temas fundamentas para a sociedade".
Presidente da AMP/RS participou do segundo dia do evento
A procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, salientou que a Instituição sofreu profunda modificação de perfil e se tornou essencial. "O Ministério Público gaúcho quer e trabalha para inserir-se no movimento social que promove a ética, o desenvolvimento e o capital social junto ao próprio poder público, a entidades empresariais, sindicatos, universidades e organismos que trabalham para o bem-estar coletivo da sociedade", salientou.
A promotora de Justiça do Rio Grande, Luciara Robe Pereira, coordenadora da Semana do Ministério Público, ressaltou que é em eventos como este, onde a Instituição fala do seu trabalho e ao mesmo tempo revela a realidade difícil, que podem surgir as mudanças significativas que a sociedade tanto necessita. “Mesmo que fôssemos 100% eficazes na nossa atuação, que nunca errássemos, ainda assim não seria suficiente para revertermos o grave quadro social que hoje se reflete nos nossos municípios. É preciso engajamento de todos, e a comunidade acadêmica pode pensar em como transformar essa realidade social”.
Foram palestrantes da Semana do Ministério Público do Rio Grande o promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, que falou sobre “O Tribunal do Júri” e Mauro Fonseca Andrade, que abordou “A Prova no Processo Penal”, a promotores de Justiça Têmis Limberger, que tratou de assuntos referentes à transparência na gestão pública, e Francisco Luiz da Rocha Simões Pires – atualmente secretário adjunto e diretor-geral da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – que discorreru sobre os “Instrumentos Jurídicos Construtores de Gestão Ambiental”.