Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Promotores de Tramandaí destacam <br> atuação na Operação Veraneio 2007

Os promotores de Justiça designados para a Operação Veraneio 2007 em Tramandaí estão convictos de que o projeto tem surtido efeito. Os operadores responsáveis com atuação na área criminal garantem que a demanda é grande e que o tráfico de drogas é um dos principais delitos a ser combatido. Confira as diversas atuações dos promotores de Justiça no litoral norte do Estado.
22/01/2007 Atualizada em 21/07/2023 10:58:36
Compartilhe:

Os promotores de Justiça designados para a Operação Veraneio 2007 em Tramandaí estão convictos de que o projeto tem surtido efeito. Os operadores responsáveis com atuação na área criminal garantem que a demanda é grande e que o tráfico de drogas é um dos principais delitos a ser combatido. Confira as diversas atuações dos promotores de Justiça no litoral norte do Estado.


Alexandra Carniel Antônio, que participa pela primeira vez da Operação, lembra que na área da Infância e Juventude o que a surpreendeu foram os casos de atendimento ao público, em que os pais pediram a internação dos filhos em virtude de drogadição. “Em Soledade, onde atuo, a incidência não é tão grande talvez por uma questão de conscientização da família ou, eventualmente, problemas de vagas para internação, mas, aqui, os pais não chegam dizendo que tentaram e não conseguiram vaga, eles vêm pedir auxílio para que se obrigue o filho a se internar”, revela.


Outro promotor com atuação na Infância e Juventude é Felipe Teixeira Neto. Segundo ele, em dez dias, 30 atendimentos foram realizados, sendo mais freqüentes os delitos de furto de fios, além de atos infracionários, como lesão corporal, posse de drogas e furtos a veículos. “Estamos realizando um trabalho com as famílias em situação de risco, já desenvolvido durante o ano. Como a procuradoria disponibiliza uma assistente social, o trabalho é focado em situações de abandono familiar e pais que não dão os cuidados necessários”, explica.


Já o promotor criminal Alceu Rocha lembra que a demanda é grande na quantidade de pedidos de busca e apreensão, interceptação telefônica, autos de prisão em flagrante e pedidos de prisão temporária. Os principais delitos são roubos, tentativas de homicídio e furto. “Até agora foram presos dois traficantes. Um de crack e o outro de maconha", argumenta.


A promotora Mariana de Azambuja Pires acrescenta que roubos de celular e furtos aos finais de semana são alguns dos delitos mais cometidos, além de casos referentes à Lei Maria da Penha, que trata da violência doméstica. “O resultado das audiências tem sido o mesmo. As mulheres sempre acabam dando mais uma chance aos agressores, mas a Lei está servindo para que os maridos tenham consciência de que há uma medida mais repressiva”, afirma.


Ana Luiza Domingues de Souza Leal destaca que Tramandaí, além de ser uma das cidades onde há maior ocorrência de tráfico de drogas, o abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes também aumentou. “Já foram apreendidas 145 pedras de crack, e em 2006 o número de abuso sexual contra crianças e adolescentes aumentou em mais de 50%”.


A promotora Susana Cordero Spode acredita que a gravidade dos delitos aumentaram. “Apesar da maioria dos crimes ainda serem de arrombamento de casas, tem-se o registro de muitos roubos com violência, latrocínios, seqüestros relâmpago e tráfico, que devem ser minimizados, pelo menos nos seus efeitos, diante da atuação do Ministério Público que tem sempre pugnado pela prisão dos autores, bem como pela atuação da Brigada Militar e Polícia Civil que têm, nesses últimos dias, realizados várias operações com intuito de evitar tais crimes e prender foragidos do sistema prisional”.


Segundo o promotor Fabiano Redivo Silva, o trabalho em conjunto tem ajudado a comunidade.  “Antes havia muito acúmulo de denúncias. Hoje conseguimos trabalhar em dia e com efetividade graças ao trabalho unido de cinco promotores por três anos e o reforço dos colegas nesta época”, constata.


Foto e conteúdo: site do MP

Últimas notícias
/arquivos/1
Loading...

Dia da Consciência Negra – compromisso com a igualdade, a justiça e a dignidade humana

22/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-18 at 12.53.52
Loading...

História Associativa

18/11/2024
/arquivos/7cc6c2_0b9e44e452ed4c3fbacf282e990d0aec~mv2
Loading...

AMP/RS realiza cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e Conselho de Representantes para o biênio 2024-2026

18/11/2024
/arquivos/posse no MP
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia posse dos 34 novos promotores de Justiça

18/11/2024