Promotor aposentado recebe título de Doutor na Espanha
O advogado, professor e promotor de Justiça aposentado Vilson Farias foi aprovado pela Universidade de Granada (UGR), na Espanha, com o título de Doutor em Direito. No dia 6 de julho, ele defendeu a tese “La Reparación de la Víctima desde un Enfoque Criminológico y Civil” perante um tribunal composto por cinco juristas. Posteriormente foi submetido a uma prova denominada “Tesina”, perante um Tribunal da UGR. A aprovação equivaleu a um título de Mestre. Farias, que também é Doutor em Direito pela Universidade de Buenos Aires, iniciou há três anos, juntamente com outros professores, advogados, juízes de Pelotas e de outras cidades, o curso de Doutorado, patrocinado por aquela Universidade.
A tese de Vilson Farias versou sobre a reparação da vítima no âmbito do Direito Criminal, com um enfoque não só dos aspectos penais, mas também dos civis, com amplo campo de observação do direito positivo e pela utilização constante do método jurídico comparativo. A tese teve mais de seiscentas páginas, e como fonte subsidiária o Doutor Vilson Farias alicerçou-se não apenas no direito brasileiro, mas fundamentalmente dos ordenamentos jurídicos da Alemanha, Espanha, Brasil, Cuba, Argentina, Uruguai, México, Inglaterra e outros países.
A tese foi apresentada em 12 capítulos, construída com o apoio dos professores orientadores David Lorenzo Morillas Ferdandez e Maria Del Carmen Garcia Garnica. Farias revela grande reconhecimento e gratidão ao reitor da Universidade Federal de Pelotas, Antonio Cezar Gonçalves Borges; ao reitor da Universidade Católica de Pelotas, Alencar de Mello Proença; ao Prof. Renato Mello Varoto; Prof. Sylnei Alves Tadeu, da Universidade Federal de Pelotas; Prof. Juan Pablo, do Centro de Estudos de Língua Espanhola; Acadêmico de Direito Thiago Seidel, assim como a todos os colegas de curso.
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE SOBRE A TESE DE VILSON FARIAS