Menu de serviços
Tipo:
Associação

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem aos promotores de Justiça Tibiriçá Brum Pires e Hilário Boufleur, que partiram no mês de janeiro

Associados atuaram pelo Ministério Público gaúcho por mais de três décadas
01/02/2024 Atualizada em 25/06/2024 12:15:23
Compartilhe:
zoom_1683311445

O mês de janeiro foi marcado pelas despedidas dos promotores de Justiça jubilados Tibiriçá Brum Pires, que faleceu no dia 4, e de Hilário Boufleur, no dia 5. Natural de São Sepé, o promotor de Justiça jubilado Tibiriçá Brum Pires faleceu no dia 4 de janeiro, aos 83 anos, em Santa Maria. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1967, ingressou no Ministério Público no ano de 1979 como promotor público. Na Instituição, atuou nos municípios de São José do Norte, São Pedro do Sul, Santiago, Santa Cruz do Sul, Dom Pedrito, Santa Maria e, posteriormente, na Capital, onde trabalhou na 1º Promotoria Criminal do Foro Regional do Partenon até a sua aposentadoria, em 1995.


Além da dedicação às atividades funcionais, Tibiriçá contribuiu para a Associação criando, junto de Cláudio Barros Silva e Agenor Casaril, o projeto Semana do Ministério Público que completa 40 anos em 2024. Em parceria com as instituições de ensino superior gaúchas, a iniciativa da Associação aproxima os membros do Ministério Público e as comunidades de todo o Estado. Tibiriçá Brum Pires deixa três filhos, Henrique, Fabrício, e a promotora de Justiça Daniele da Silva Pires, e a esposa Marilene da Silva Pires. 



Hilário Boufleur nasceu em Santa Rosa no ano de 1947. Ingressou no Ministério Público como promotor público, em 1976, para atuar no município de Marau, onde foi elevado na carreira e mudou-se para a cidade de Três de Maio. Posteriormente, passou a atuar na Promotoria de Cruz Alta, local onde exerceu suas funções institucionais até a sua aposentadoria, em 1995. Hilário faleceu no dia 5 de janeiro, no município de Cruz Alta, aos 76 anos, deixando a esposa Elaine Diesel Boufleur.



A AMP/RS agradece pelas longas trajetórias dedicadas ao Ministério Público e presta condolências aos familiares e amigos enlutados. 


*A seção PRESERVANDO A MEMÓRIA tem como objetivo registrar o falecimento e reconhecer o legado de promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça que nos deixaram. Este conteúdo foi produzido com a colaboração do Departamento do Memorial da AMP/RS e com informações cedidas pelo Memorial do MPRS, Divisão de Pessoal e de Documentos do MPRS e Acervo da AMP/RS. 

Últimas notícias
/arquivos/GZH (2)
Loading...

Em artigo em ZH, presidente da AMP/RS celebra Dia Estadual do MP

01/07/2024
/arquivos/UG
Loading...

União Gaúcha realiza reunião semanal na sede da AMP/RS

01/07/2024
/arquivos/Posse
Loading...
Notícias

Diretoria Executiva prestigia posse dos membros eleitos para o Órgão Especial do Colégio de Procuradores do MPRS

01/07/2024
/arquivos/TRE
Loading...
Notícias

AMP/RS participa da instalação do Comitê de Combate à Fraude nas Cotas de Gênero no TRE-RS

01/07/2024