Palestras sobre acolhimento de vítimas e desafios ao combate de crimes virtuais marcam o encerramento da 6ª edição da Semana do MP de Cachoeira do Sul
Com as palestras “Os desafios do combate ao cibercrime no Brasil”, do promotor de Justiça Roberto Carmai Duarte Alvim Junior, e “O Ministério Público e o acolhimento de vítimas”, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), Alessandra Moura Bastian da Cunha, chegou ao fim, na noite desta quarta-feira, 18 de outubro, a sexta edição da Semana do Ministério Público de Cachoeira do Sul.
Promovido em parceria com o curso de Direito da Ulbra, com o apoio do Ministério Público do Estado e da FMP, o evento reuniu autoridades, membros do Ministério Público, professores e o corpo acadêmico no Salão de Atos da universidade nos dias 17 e 18 de outubro, marcando a retomada do projeto ao município, que teve a sua última edição em 2019, devido ao hiato causado pela pandemia.
Na noite de abertura (17), se apresentaram o procurador-geral de Justiça, Alexandre Sikinowski Saltz, que ministrou a palestra “Por que o Ministério Público é fundamental para a sociedade?”, o promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, com a palestra sobre o “Tribunal do Júri e eficácia acusatória”.
Organizador do evento no município, o promotor de Justiça Leonardo Giron celebrou a realização da sexta edição que marcou a retomada do projeto junto à Ulbra de Cachoeira do Sul e destacou o sucesso de público do encontro. “O evento superou as expectativas. Houve ampla participação do corpo discente e de profissionais da área e autoridades no evento. Isso demonstra como a iniciativa é importante e o quanto é possível ampliar a inserção da Instituição na comunidade local”, ressaltou.
O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, celebrou o sucesso da sexta edição do evento no município e destacou a receptividade da universidade ao projeto. “Muito nos alegra quando os colegas aderem a esse projeto que é tão caro para a AMP/RS. Somos muito gratos aos promotores de Justiça locais pela realização de mais uma edição da Semana do Ministério Público em Cachoeira do Sul. Agradecemos, ainda, a boa recepção da iniciativa pela universidade, marcando a retomada da parceria com a Ulbra, abrindo este espaço importante de diálogo com os estudantes do Direito e apresentando-lhes a atuação do Ministério Público como mais uma possibilidade de carreira para o seu futuro profissional”, destacou o dirigente.
Ao longo dos dois dias de evento, compareceram o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares; o procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Sikinowski Saltz; os promotores de Justiça do município e organizadores do evento, Leonardo Giron, Davi Lopes Rodrigues Júnior, Débora Jaeger Becker e Marina da Silva Lameira; a coordenadora do curso de Direito da Ulbra campus Cachoeira do Sul, Rosana Izara Luchese Willig; a diretora da Ulbra campus Cachoeira do Sul, Adriana Porto; a prefeita de Cachoeira do Sul, Angela Schuh; o presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, vereador Magaiver Dias; a diretora do Foro de Cachoeira do Sul, Rosuita Maahs; e os defensores públicos João Pedro Gomes Dadda e Walter Luchese Willig.