Palestra sobre o papel do MP no enfrentamento à violência contra a mulher encerra a 15ª edição da Semana do MP do Litoral Norte
Com a palestra “Redes de enfrentamento à Violência contra a Mulher e a atuação do Ministério Público”, ministrada pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Ivana Battaglin, encerrou-se a 15ª edição da Semana do Ministério Público do Litoral Norte na noite desta quinta-feira, 24 de agosto. Promovido pela AMP/RS em parceria com o curso de Direito da Ulbra campus Torres e com o apoio do MPRS e da FMP, o evento reuniu autoridades, professores e a comunidade acadêmica no auditório da universidade.
Responsável pela organização do evento, o promotor de Justiça Vinícius de Melo Lima celebrou o sucesso da parceria entre as instituições. Para o docente do curso de Direito da Ulbra, atividades como a Semana do Ministério Público são transformadoras e podem mudar os rumos profissionais dos estudantes. “Sou egresso da UNISC, instituição de ensino parceira de longa data do projeto, onde tive contato com o evento. Por isso sempre tive muito carinho por esta iniciativa da AMP/RS. Por experiência, ressalto o quanto essa aproximação do Ministério Público com os acadêmicos faz com que vocações na área jurídica se despertem”, destacou.
Abertura e presenças
Na noite de abertura do evento, na quarta-feira (23), os estudantes assistiram às palestras “Direitos Humanos e Proteção das Minorias”, do coordenador do Centro de Apoio dos Direitos Humanos, Leonardo Menin, e “O Ministério Público e a concretização do direito à educação”, da coordenadora do Centro de Apoio da Educação e Infância e Juventude, Cristiane Della Méa Corrales.
Compareceram, ao longo da Semana, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, a vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira, o promotor de Justiça organizador do evento e professor do curso de Direito da Ulbra campus Torres, Vinicius de Melo Lima, a deputada delegada Nadine, o coordenador do curso de Direito da Ulbra campus Torres, Eduardo Muxfeldt Bazzanella, o promotor de Justiça jubilado Júlio Almeida e os demais membros do corpo docente do curso.