Painel promovido pela AMP atrai grande público na Feira do Livro
Representantes do Ministério Público e da área educacional lotaram o átrio do Santander Cultural, nesta quarta-feira, para acompanhar o painel promovido pela AMP/RS na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Coordenado pelo presidente, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, o encontro debateu a questão da educação no Brasil no contexto do mundo globalizado e o papel do Ministério Público como facilitador do acesso ao ensino no país. O evento também foi marcado por um coquetel e o lançamento da edição de n° 70 da Revista do Ministério Público e de livros produzidos por membros da Instituição.
Na abertura do encontro, o aluno Gabriel da Rosa Silveira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Violeta Magalhães, vencedor do Prêmio Conhecendo o Ministério Público na categoria individual, apresentou o trabalho Acessibilidade e foi aplaudido pelo público.
O painel O Brasil enfrentando a pós-modernidade – face cultural do mundo globalizado; Rio Grande do Sul – MP, oportunidades locais contou com os secretários municipal e estadual de Educação, Cleci Jurach e José Clóvis Azevedo, além da promotora de Justiça Rosangela Corrêa da Rosa e do psicanalista Eduardo Ely Mendes Ribeiro como debatedores.
Antes de passar as palavras aos painelistas, o presidente Victor Hugo Azevedo lembrou que o evento integra as comemorações dos 70 anos da AMP/RS. “A nossa entidade, há muitos anos, tem se dedicado não somente às questões corporativas, mas também aos temas mais relevantes para a comunidade gaúcha. Ao nos integrarmos à Feira do Livro, quisemos trazer a esse ambiente uma discussão que é absolutamente pertinente às finalidades da nossa Instituição”, disse, referindo-se à formação do grupo de trabalho em Educação do MP. “Foram criadas promotorias regionais, destacados colegas para atuar nessa área e hoje estamos habilitados não só a discutir com a comunidade gaúcha, mas também a propor as medidas pertinentes à concretização daquele direito fundamental à educação, que não pode, não deve e não irá ficar como uma letra morta da Constituição”.
HOMENAGEM
Após o painel, que contou ainda com a participação do público, contribuindo com perguntas encaminhadas aos debatedores, a AMP formalizou o lançamento da edição de n° 70 da Revista do Ministério Público. O diretor da publicação, Eduardo Ritt, destacou os textos da revista produzida ainda no contexto da comemoração do 70° aniversário da entidade de classe e o valor dos autores de cada trabalho. Ritt aproveitou, também, para prestar uma homenagem ao ex-diretor da Revista, na gestão 2008-2010, Luiz Inácio Vigil Neto. O procurador agradeceu a lembrança e ressaltou ter se dedicado à causa por acreditar na relevância da produção e da disponibilização da publicação como ferramenta de aprimoramento das práticas jurídicas.
COQUETEL
Ao final do painel e do lançamento da Revista do MP, ocorreram um coquetel e sessão de autógrafos de associados da AMP que lançaram livros na feira. Participaram os promotores Carla Souto Pedrotti, com a obra Fragmentos do Passado; Vilson Farias, com Tema de Direito Público e Privado; Mauro Fonseca Andrade, com Juiz das Garantias; José Guilherme Giacomuzzi, com Estado e Contrato; e a procuradora Maria Regina Fay de Azambuja, com Inquirição da Criança Vítima de Violência Sexual: Proteção ou Violação e Direitos?.
PRESENÇAS
Prestigiaram o evento o subprocurador-geral para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles; o corregedor-geral do MP, Armando Antônio Lotti; os procuradores de Justiça Roberto Bandeira Pereira, Delmar Pacheco da Luz, Luiz Inácio Vigil Neto, Cezar Rigoni, Afonso Armando Konzen e Luciano Dipp Muratt; os vice-presidentes da AMP Sérgio Harris, Guacira Almeida Martins e Antônio Carlos Hornung; o tesoureiro, André Carvalho Leite; o presidente da FMP, Mauro Souza; e os promotores Michael Schneider Flach, Carla Carrion Fros, Cínara Vianna Dutra Braga, David Medina da Silva e Charles Emil Machado Martins, além de Synara Jacques Buttelli e Cláudio Antônio Estivallet Júnior, que integram o grupo de trabalho em Educação do MP gaúcho. Ainda, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Sonia Maria Nogueira Balzano; a representante do Conselho Municipal de Educação, Rosa Maria Pinheiro Mosna; o professor Dermeval Saviani, da Unicamp; a coordenadora do projeto de pesquisa da UFRGS com crianças infratoras, Carmem Craidy; e o representante do Tribunal de Contas Hilário Royer.
OS PAINÉIS
Clique nos links abaixo para ver o que disseram os painelistas do evento
Secretário Estadual de Educação, José Clóvis Azevedo
Promotora de Justiça Rosangela Corrêa da Rosa
Psicanalista Eduardo Ely Mendes Ribeiro
Secretária Municipal de Educação, Cleci Jurach