Órgão Especial do Colégio de Procuradores dá posse a novos conselheiros
Os procuradores de Justiça Cláudio Barros Silva, Gilberto Thums, José Pedro Machado Keunecke, e Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa assumiram, nesta segunda-feira (2), como membros titulares do Órgão Especial do Colégio de Procuradores para o biênio 2012-2014. As posses ocorreram em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga. Anízio Pires Gavião Filho, Ricardo da Silva Valdez, Keller Dornelles Clós e Synara Buttelli foram empossados como suplentes na sessão, acompanhada pelo presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo.
Conforme a procuradora de Justiça Jacqueline Fagundes Rosenfeld, que fez a saudação aos empossandos em nome do Órgão Especial, o ato “é um importante rito de renovação para a Instituição, que vê seu Conselho Superior do MP reforçado com a inserção de novos e valorosos membros”. Após referir-se a cada um dos novos conselheiros, Jacqueline disse que o Colegiado “está brilhantemente renovado com a chegada de colegas experientes que têm toda a sua vida ligada à Instituição”.
COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
Em nome dos que tomaram posse, o procurador de Justiça Cláudio Barros Silva ressaltou a importância do Conselho Superior do MP. “Ao lado da necessária expressão de respeito ao Colegiado, se destaca o compromisso e a responsabilidade com que os procuradores de Justiça empossados passam a ter com relação ao Conselho Superior, este o mais importante Colegiado que trata da vida e da atuação funcional de cada membro da Instituição”, afirmou.
O Procurador de Justiça também fez uma detalhada evolução histórica da Instituição. De acordo com ele, “durante um longo período, pelo trabalho de seus membros, o Ministério Público passou por severa transformação, deixando de ser uma Instituição de Governo, para ser uma Instituição de Estado”. Clique aqui e leia a íntegra do discurso do procurador Cláudio Barros Silva.
PRESENÇAS
Também prestigiaram a solenidade, que foi secretariada pela promotora-assessora Marília Cohen Goldman, o corregedor-geral do MP Armando Antônio Lotti; os subprocuradores-gerais Ivory Coelho Neto e Daniel Sperb Rubin; o integrante do Conselho de Administração da Fundação Escola Superior do MP, Cesar Luis de Araújo Faccioli, e o ouvidor do Ministério Público, Luiz Cláudio Varella Coelho.
OUTROS TEMAS
A reunião também tratou de outros assuntos. Entre eles, a aprovação do anteprojeto de lei que altera dispositivo do estatuto do MP/RS, modificando a base de cálculo da gratificação de substituição e outras vantagens. Se for aprovado pela Assembleia Legislativa, o benefício passará a ser calculado sobre o subsídio. "Essa conquista é resultado de uma postulação antiga, que vem sendo objeto da AMP/RS desde a implementação do subsídio como forma de remuneração dos membros da classe, observou o presidente da entidade, Victor Hugo Azevedo.