Operação Veraneio é lançada em Capão da Canoa
Foi lançada na manhã desta terça-feira, na Promotoria de Justiça de Capão da Canoa, a 13ª edição da Operação Veraneio do Ministério Público. Com a ação, que se estende até o dia 9 de março, a Instituição reforça sua participação nas promotorias de Tramandaí e Capão da Canoa para atender com maior eficiência os turistas, veranistas e moradores do Litoral Norte. Serão 11 promotores de Justiça e mais um quadro de servidores que, com os titulares dessas Comarcas, estarão à disposição da comunidade.
A solenidade foi presidida pela procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, e contou com a presença dos membros da Instituição que atuarão no Litoral Norte. O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, acompanhou a cerimônia.
Nesta 13ª edição, estão previstas ações nas áreas de defesa da cidadania, da ordem urbanística, infância e juventude, criminal, do meio ambiente e de defesa do consumidor. A meta é garantir ao cidadão a tranquilidade necessária para o veraneio.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, coordenador do Programa Veraneio 2011, afirmou que o objetivo do MP é buscar uma aproximação com a sociedade, através de uma ação integrada com técnicos de diversas áreas e a colaboração dos Centros de Apoio Operacionais.
Durante o evento, a AMP/RS renovou a parceria com a Fundação Thiago Gonzaga e com o Instituto Igor Carneiro (Ficar), reeditando a campanha desencadeada no verão passado. A iniciativa deve atuar em duas frentes. Em uma delas, a ideia é conscientizar os veranistas e frequentadores do litoral gaúcho para não dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas. Na outra, bares, danceterias e outros locais que costumam receber grande concentração de público para festas também serão orientados sobre a adoção de medidas para garantir a ordem e a segurança durante os eventos. Centenas de cartazes e adesivos serão distribuídos para reforçar as iniciativas. Na foto, Diza Gonzaga, presidente da Fundação Thiago Gonzaga, a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, o presidente da AMP, Marcelo Dornelles, e o coordenador do Ficar, Marcos Daudt.
Estiveram presentes, também, o subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, Delmar Pacheco da Luz; a secretária-geral do MP, Ana Maria Schinestsck; os coordenadores dos Centros de Apoio Criminal, Fabiano Dallazen, da Infância e Juventude, Maria Ignez Franco Santos, e do Meio Ambiente, Júlio Almeida; o ouvidor-geral do MP, Luiz Cláudio Varella Coelho; a coordenadora do Propad, Martha Beltrame; o coordenador da Força-Tarefa de Combate aos Jogos Ilícitos, José Francisco Seabra Mendes Júnior, a promotora de Justiça Sônia Moesh, também integrante da FTBingo; a juíza de Direito de Capão da Canoa, Grace Witt; a presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga, além de Promotores de Justiça titulares e designados da região do Litoral Norte.