OAB e MEC em rota de colisão
Em sua coluna publicada nesta segunda-feira (29/1) no Jornal do Brasil, a jornalista Tina Vieira revela que o MEC autorizou o funcionamento de mais três cursos jurídicos no país, apesar do parecer contrário emitido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segue a nota publicada no Informe JB:
"Na sexta-feira, foram publicadas nO Diário Oficial as autorizações do Ministério da Educação para a abertura de três novos cursos de Direito. Dois em Goiânia, nas faculdades Cambury e Lions, e um em São Paulo, na Faculdade São Sebastião. Detalhe: o MEC concedeu as autorizações apesar de o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ter apresentado um parecer contrário à abertura dos três cursos.
Estrutura curricular sem os conteúdos essenciais e falta de infra-estrutura para dar suporte às atividades do curso são alguns dos motivos constantes do parecer do Conselho Federal da OAB.
Não é de hoje que o MEC e a OAB vivem em descompasso. Nos últimos três anos, o ministério autorizou a abertura de 180 cursos de Direito. Desses, apenas 13 receberam pareceres favoráveis da OAB.
Uma prova da má qualidade dos cursos é o desempenho dos advogados recém-formados na prova da OAB: a média nacional de reprovação chega a 80%."
Fonte: Informativo Online da OAB