O que você tem a ver com a corrupção?
A CONAMP lançou nacionalmente, no domingo (16), o projeto O que você tem a ver com a corrupção?, em Brasília. Cerca de quinhentas pessoas participaram do evento, que reuniu profissionais da área da Justiça e cidadãos engajados no combate à corrupção. O presidente Miguel Bandeira Pereira, e vice-presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, participaram, junto com os outros vinte e seis representantes das associações do MP dos demais estados, da cerimônia de lançamento da campanha. O evento, também, contou com as presenças dos procuradores-gerais de Justiça de todo o país, entre eles o do Rio Grande do Sul, Mauro Henrique Renner.
Diante de um auditório lotado, o ator Milton Gonçalves apresentou o projeto, que prevê a realização de passeatas, shows, peças de teatro e concursos para alunos de escolas públicas e particulares sobre o tema O que você tem a ver com a corrupção?. Também serão distribuídas cartilhas em escolas e locais com alta circulação de pessoas explicando a corrupção em vários níveis e, por isso, todos podem combatê-la.
No lançamento, o presidente da CONAMP, José Carlos Cosenzo, fez duras críticas a quem pratica a corrupção, lembrando que atos ilegais prejudicam toda a sociedade.
"Não podemos mais fechar os olhos à corrupção que campeia desenfreada, provocando escândalos e mais escândalos. Para a sociedade, a corrupção é um fenômeno que causa prejuízos irreversíveis no âmbito coletivo, para favorecer ilegalmente alguns indivíduos", aponta.
Segundo Cosenzo, o melhor caminho para o combate à corrupção desenfreada é a educação da população brasileira. Lembrando que os pequenos atos de furar filas, lucrar com troco, deixar de restituir bens que não nos pertencem, querer levar vantagem em tudo, devem ser combatidos desde da infância.
Os atores José Wilker, Murilo Rosa e Armando Babaioff e o atleta Alberto Bial também participaram do lançamento. Eles aderiram ao projeto da CONAMP e se comprometeram a divulgar a idéia em todo o país.
"Cada um de nós é responsável por coibir o que acha que está errado. Não posso me calar diante de um ato que considero desonesto, senão também estarei sendo desonesto", afirmou o ator Wilker durante o evento.
Murilo Rosa também cobrou o empenho da sociedade no combate à corrupção. "A única forma do país crescer é combatendo a corrupção. Com todo mundo roubando, não dá, não tem como. Todos os cidadãos deveriam cobrar mais. Falta indignação ao povo brasileiro. As pessoas agüentam caladas", destacou o ator.
Ainda durante o lançamento, foram assinados termos de cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil – ATRICON, Associação Brasileira de Tribunais de Contas Municipais – ABRACOM, Instituto Rui Barbosa e com a Escola de Administração Fazendária – ESAF. As associações agora também são parceiras do projeto O que você tem a ver com a corrupção?. Já apóiam a iniciativa a Rede Globo, Companhia Vale do Rio Doce, Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas - CNDL, Instituto Innovare, Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, Confederação Maçônica do Brasil e a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN.
O projeto
O que você tem a ver com a Corrupção? é uma iniciativa da CONAMP, em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais – CNPG. O projeto foi criado para atingir principalmente as crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população em Santa Catarina, estado onde a campanha nasceu, em 2004. A aceitação da mensagem, que inicialmente era veiculada apenas no município de Chapecó, no oeste do estado, se deve justamente à conscientização de que a corrupção não é um problema apenas da classe política ou da administração pública.
O projeto tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do car