Tipo:
Notícias
O futuro é agora: aberto o XIV Congresso Estadual do MPRS
Luzes, movimento, imagens futuristas e muita expectativa. Este foi o clima na abertura do XIV Congresso Estadual do Ministério Público, no dia 1º de agosto, no salão principal do Hotel Serra Azul, em Gramado. Membros da instituição de todo o País prestigiaram a cerimônia realizada na véspera da sequência de dois dias de palestras, reuniões e debates sobre o futuro da instituição, seu papel na sociedade e como aprimorar seu desempenho diante dos desafios da pós-modernidade.
Luzes, movimento, imagens futuristas e muita expectativa. Este foi o clima na abertura do XIV Congresso Estadual do Ministério Público, no dia 1º de agosto, no salão principal do Hotel Serra Azul, em Gramado. Membros da instituição de todo o País prestigiaram a cerimônia realizada na véspera da sequência de dois dias de palestras, reuniões e debates sobre o futuro da instituição, seu papel na sociedade e como aprimorar seu desempenho diante dos desafios da pós-modernidade.
A inovação deste Congresso ficou por conta da ambientação do salão principal: telões com projeções tridimensionais e mensagens alusivas ao desenvolvimento tecnológico, do conhecimento e das relações interpessoais e profissionais envolveram os convidados, provocando a reflexão sobre o tema principal do evento: o Ministério Público e o futuro.
O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Sérgio Harris, recebeu os congressistas lembrando-lhes da responsabilidade que os atuais membros do MP têm para com o futuro da instituição, diante de sua história gloriosa: “Olhar como começamos, sem qualquer estrutura, como exército de um soldado só, e ver aonde chegamos, particularmente, me enche de orgulho, tanto pelo trabalho realizado em cada Comarca nos idos tempos, como pelo papel político desempenhado no período passado”, disse. E acrescentou: “Acredito que não há erro dentro da nossa Instituição que não possa ser corrigido pelos nossos próprios acertos, que são tantos”. Citando Aristóteles, conclamou os colegas a terem coragem diante dos desafios que estão por vir: “A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras”.
Na sequência, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Victor Hugo Azevedo, ressaltou a importância de momentos como o do encontro. Lembrou que o MP brasileiro foi forjado em ambientes congressuais: “Assim nasceu a Carta de Curitiba. Assim se formatou o modelo de Ministério Público consagrado na Constituição Federal de 1988”. Já o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Benedito Torres Neto, alertou que em situações de crise, as soluções individualistas podem colocar tudo a perder: “Nunca como neste momento o MP esteve tão unido. Se mantivermos essa união, sairemos mais fortalecidos do que nunca”.
Dallazen prega coesão interna
Por fim, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, sublinhou a relevância do tema do Congresso. E salientou: “Somos o Ministério Público da Constituição, da sociedade, e não de grupos. O momento é de coesão interna, para reforçar nossa unidade e capacidade de atuação”. A solenidade foi prestigiada pelos vice-presidentes da AMP/RS, Martha Beltrame, João Ricardo Tavares, Andréa de Almeida Machado e Antonio Carlos Paiva Hornung; pelo secretário, André Azevedo Coelho; e pelo tesoureiro, Fernando Andrade Alves. Também, o procurador geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o subprocurador-geral Marcelo Dornelles, o corregedor-geral do MPRS, Ivan Saraiva Melgaré, o ouvidor, Mauro Henrique Renner, o presidente do Colégio de Diretores de Escolas do MP, Luciano Brasil, e o representante da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Alexandre Saltz. Também procuradores-gerais de Justiça, os ex-PGJ Simone Mariano da Rocha, Cláudio Barros Silva e Roberto Bandeira Pereira, além de corregedores, diretores de escola, ouvidores e os ex-PGJ jubilados de todo o país, líderes classistas e autoridades municipais.
Membros do MP gaúcho são agraciados
Na sequência da cerimônia, quatro importantes personalidades do MPRS foram agraciadas com a Comenda Dirceu Pinto. A honraria é a mais importante concedida pela AMP/RS e destina-se a figuras públicas, lideranças comunitárias e membros do MP que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram para consolidação e fortalecimento da instituição. Nesta edição, receberam a comenda os procuradores de Justiça Cláudio Bonatto, Gilmar Possa Maroneze e Agenor Casaril, além do promotor Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco. A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, também receberá a comenda no dia 3 de agosto, data do encerramento do encontro.
Confraternização em Gramado
Para encerrar em clima de alegria e integração, um descontraído coquetel
marcou a abertura do XIV Congresso Estadual do Ministério Público do
Rio Grande do Sul. Um elegante espaço, caprichosamente decorado, abrigou os congressistas numa animada confraternização. Foram momentos de celebração de grandes alegrias da classe. Membros da Instituição de todo o país, familiares e personalidades de destaque no cenário jurídico e político nacional participaram da festa.
Últimas notícias
Loading...