Novo Procurador-Geral visita sede da AMP/RS
O novo Procurador-Geral visitou esta tarde a AMP/RS. Em sua primeira visita oficial a sede da entidade, Mauro Renner parabenizou a Associação por seu importante papel na condução do processo eleitoral que viveu o Ministério Público nos últimos meses. “A presidência da nossa entidade de classe foi decisiva para que houvesse um pleito democrático, onde todos os candidatos tiveram as mesmas oportunidades de levar ao conhecimento dos eleitores suas propostas de campanha”, ressaltou.
O presidente da Associação, Miguel Bandeira Pereira, parabenizou o novo chefe do MP acrescentando que a indicação do seu nome foi uma demonstração de respeito da Governadora à decisão da classe, que elegeu Mauro Renner como mais votado entre os candidatos. Renner aproveitou sua visita a AMP/RS para convidar a entidade a estar junto a Procuradoria no trabalho de defesa do Ministério Público. “Temos um Ministério Público só e precisamos ficar unidos para defender nossa Instituição”. O novo Procurador-Geral também visitou nesta terça-feira (27) a presidência da Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul (Ajuris).
Receberam o novo Procurador-Geral na sede da AMP/RS, além do presidente da entidade, os vice-presidentes Marcelo Dornelles e Nilson Pacheco. Acompanharam o novo Procurador-Geral os promotores de Justiça Karin Sohne Genz e Milton Fontana.
Anúncio
O anuncio sobre o escolhido pela Governadora Yeda Crusius para chefiar o MP/RS (biênio 2007/2009) foi feito na manhã desta terça-feira (27). A nomeação de Mauro Renner será publicada em seguida no Diário Oficial do Estado.
Atual Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Renner concorreu à eleição pela primeira vez com mais três candidatos. Foi eleito em primeiro lugar na lista tríplice composta por 635 Promotores e Procuradores de Justiça. Ele obteve 418 votos, alcançando 65,83% de intenção da classe.
Sua posse ocorre dia 4 de abril, às 14h, em solenidade no auditório “Mondercil Paulo de Moraes” da sede do Ministério Público gaúcho, com presenças de autoridades estaduais e nacionais.
Mauro Renner sucederá Roberto Bandeira Pereira que fez uma avaliação de sua gestão como Procurador-Geral de Justiça: "Na minha avaliação nossa gestão teve mais acertos do que erros. Espero que meu sucessor tenha todo o sucesso durante o mandato e siga o mesmo rumo de trabalho institucional”. Segundo o presidente da Associação do Ministério Público, Miguel Bandeira Pereira, a decisão da Governadora do Estado respeitou a vontade da classe.
METAS
Natural de Lajeado, Renner, 47 anos, vinha exercendo o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais há oito anos. Em sua gestão pretende valorizar a “atividade-fim” do Ministério Público e promover a qualificação dos serviços e a construção de um projeto coletivo que vise o futuro da Instituição. Suas propostas estão estruturadas em quatro eixos: político, institucional, administrativo e jurídico, a serem cumpridos ao longo dos dois anos de mandato. Renner também defende prerrogativas e garantias dos membros. Especialista na área criminal, deseja atuar como um “Promotor-Geral”. Quer que o Ministério Público seja um indutor de políticas públicas e sociais, principalmente nas que se referem à segurança pública. “Os gaúchos reconhecem a tradição do Ministério Público, que será um parceiro decidido a superar as adversidades”. Como guardiã da democracia e da transparência, Renner diz que a Instituição “priorizará ações de linha de frente”.
BIOGRAFIA
Mauro Renner é casado, possui um casal de filhos, é formado na Faculdade de Direito de Bagé e tem 19 anos de carreira. Como Promotor de Justiça passou pelas Comarcas de Restinga Seca e Caxias do Sul. Em Porto Alegre atuou na 1ª Vara do Júri, no Juizado Especial do Trânsito e na Promotoria Regional da Restinga. Também foi Promotor-Corregedor, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e supervisor das Coordenadorias de Promotorias. Renner ainda pres