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MP participa do lançamento da campanha Mude um Destino

Nesta terça-feira (19), a vice-presidente Social da AMP/RS, Carmen Conti, representando a Associação e a Conamp, acompanhou o lançamento da segunda fase da campanha Mude um Destino – em Favor da Adoção Consciente. A campanha é desenvolvida em prol de crianças e adolescentes de todo o país que vivem em abrigos e sonham em ser adotados por uma família. Nesta etapa o foco é a importância da adoção legal, que deve ser realizada por meio do Poder Judiciário.

20/08/2008 Atualizada em 21/07/2023 11:01:13
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Nesta terça-feira (19), a vice-presidente Social da AMP/RS, Carmen Conti, representando a Associação e a Conamp, acompanhou o lançamento da segunda fase da campanha Mude um Destino – em Favor da Adoção Consciente. A campanha é desenvolvida em prol de crianças e adolescentes de todo o país que vivem em abrigos e sonham em ser adotados por uma família. Nesta etapa o foco é a importância da adoção legal, que deve ser realizada por meio do Poder Judiciário.



O evento e a iniciativa, promovida pela AMB e Ajuris, reuniu dirigentes das duas entidades, juntamente com profissionais do Judiciário, membros do MP da Infância e Adolescência e autoridades no assunto. Na ocasião, foram expostos as principais dificuldades e desafios para o processo de adoção no Brasil.



O coordenador da campanha Mude um Destino e vice-presidente da AMB, Francisco Oliveira Neto, revelou dados da pesquisa feita pela entidade sobre a percepção dos brasileiros acerca da adoção. “Alguns dados surpreendem e mostram uma realidade que precisa ser alterada. O primeiro deles é o número de pessoas que procurariam hospitais, maternidades ou abrigos caso pensassem em em adotar. Só 35% responderam que procurariam a Vara da Infância e da Juventude ou o fórum da cidade. Os outros dois terços procurariam hospitais, maternidades ou abrigos. Esse não é o lugar adequado”, afirmou.



Entre as peças da campanha, duas cartilhas explicativas oferecem informações, em linguagem simples e clara para quem está direta ou indiretamente envolvido com o processo de adoção. A primeira, direcionada aos profissionais de saúde, explica o que fazer quando uma gestante quer entregar o filho para adoção. A segunda é a reedição da “Adoção Passo a Passo”, que tem por público-alvo as pessoas que pretendem adotar.



Um documentário de 20 minutos intitulado “Se essa casa fosse minha...” foi produzido especialmente para esta etapa da campanha. O filme conta a história de crianças em busca de um lar e de adultos em busca de filhos, costurado por depoimentos de especialistas que lidam com a questão no dia-a-dia. Personagens reais compõem esse mosaico de sotaques e situações.



A campanha foi lançada nacionalmente pela AMB em março de 2007. A primeira etapa teve por objetivo alertar sobre a situação das 80 mil crianças e adolescentes que vivem em abrigos. São meninos e meninas vítimas do descaso, da negligência, do abandono e da violência. Desde então, foram 22 lançamentos estaduais, de Norte a Sul do país, com a proposta de gerar mecanismos para que todos pudessem, de alguma forma, ajudar a mudar o destino desses pequenos brasileiros.



Em setembro passado, foi entregue o prêmio “Mude um Destino”, concedido a abrigos e membros do Judiciário que desenvolvem trabalhos com o intuito de melhorar a situação das crianças institucionalizadas. O resultado da premiação está registrado em livro a ser apresentado no lançamento da segunda etapa.



Mais informações da campanha através do site www.amb.com.br/mudeumdestino



Fonte: Imprensa Ajuris

Edição: Comunicação AMP/RS


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