Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Ministério Público e Imprensa são tema de painel na abertura da Semana Estadual do MP

Com o painel Ministério Público e Imprensa – Atuações Convergentes da Defesa da Cidadania e do Regime Democrático, a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos foi o destaque da tarde desta segunda-feira, durante a abertura da Semana Estadual do Ministério Público. O encontro, mediado pelo presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, contou ainda com a participação dos jornalistas Daniel Scola, da RBS; Oziris Marins, do Grupo Bandeirantes; e Juremir Machado da Silva, do Grupo Record.
28/06/2011 Atualizada em 21/07/2023 11:01:37
Compartilhe:
1309271149.jpg




Com o painel Ministério Público e Imprensa – Atuações Convergentes da Defesa da Cidadania e do Regime Democrático, a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos foi o destaque da tarde desta segunda-feira, durante a abertura da Semana Estadual do Ministério Público. O encontro, mediado pelo presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, contou ainda com a participação dos jornalistas Daniel Scola, da RBS; Oziris Marins, do Grupo Bandeirantes; e Juremir Machado da Silva, do Grupo Record.





vh.jpgO evento, realizado no Auditório Marcelo Kufner, marcou também o lançamento do XIII Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Ao destacar o importante papel desempenhado pela Imprensa e pelo Ministério Público, Azevedo fez, ainda na abertura, uma provocação conceitual aos profissionais que atuam junto aos veículos de comunicação e aos membros da classe. “Promotores de Justiça e jornalistas não têm o poder de mudar o mundo, mas devem trabalhar como se isso fosse possível”, sugeriu o dirigente.





Ao fazer o lançamento do Prêmio Jornalismo, o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, destacou a semelhança de trabalhos entre a imprensa e o Ministério Público. Segundo ele, o resultado na atuação de ambos "tem sempre o interesse público como objetivo final". Já o presidente da Fundação Escola Superior do MP, Mauro Luís Silva de Souza, destacou que a atuação de uma imprensa livre e um Ministério Público independente "fazem um resgate pleno dos direitos humanos e da valorização da sociedade".





PALESTRA



Em sua fala, a senadora, que atuou por mais de 40 anos na imprensa gaúcha, defendeu a divulgação de informações comprometidas com a verdade. Como exemplo, Ana Amélia citou a atuação do promotor paulista Francisco Cembranelli no Caso Isabella Nardoni. Para a parlamentar, Cembranelli pautou sua postura pela sobriedade e pela discrição. Sem conceder privilégios a informações exclusivas a nenhum veículo de comunicação, abordou o caso sem buscar uma exposição ainda maior e divuogando sempre as informações de forma correta e simples. A senadora disse ainda que, com o objetivo de valorizar a função de jornalista, apoia a PEC que restabelece a exigência do diploma para atuar na profissão.





DEBATES



debatedores.jpgComo debatedor, o jornalista Daniel Scola ressaltou que a atuação do Ministério Público e imprensa têm semelhanças, uma vez que objetivam sempre o interesse público como resultado final. Citou como exemplo um trabalho que realizou mostrando a precária situação do sistema carcerário no Estado. Segundo ele, o Ministério Público foi exemplar atuando em parceria para mudar a situação no setor.





Já o jornalista Oziris Marins pregou uma maior participação do profissional na apuração dos fatos, não colocando em evidência as novas ferramentas de comunicação, como o Twitter, como fontes únicas para a notícia. “O contato direto com a fonte ainda é fundamental e nesta ciranda tecnológica as relações estão acabando”, disse.





O fortalecimento da atuação dos integrantes do Ministério Público foi destacado pelo professor universitário e jornalista Juremir Machado da Silva. Os promotores têm atuado fortemente em segmentos nos quais há muitos interesses e, ainda assim, executam seu trabalho sem se deixar dobrar. Uma dessas áreas, observou, é a defesa do meio ambiente. Para ele, o jornalismo e o Ministério Público são responsáveis por mostrar aquilo que as pessoas tentam esconder.





publico.jpgPor último, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles, enfatizou que o objetivo da atual Administração do Ministério Público gaúcho é melhorar a parceria com a imprensa no momento de divulgar fatos que interessam à sociedade. De acordo com ele, o Ministério Público trabalha para entender os momentos e o “timing” da imprensa, que, via de regra, não é o mesmo da atividade desenvolvida por promotores e procuradores de Justiça. Explicou as dificuldades em administrar essa relação sem comprometer o resultado do trabalho da Instituição. Mas ressaltou a importância de ambas no contexto social.





PARTICIPAÇÕES



Também prestigiaram o evento os subprocuradores-gerais Ivory Coelho Neto e Daniel Sperb Rubin; o corregedor-geral do Ministério Público, Armando Antônio Lotti; o secretário-geral do MP, Julio Cesar Finger; os ex-procuradores-gerais Lauro Pereira Guimarães, Mauro Henrique Renner e Simone Mariano da Rocha; o coordenador do Gabinete de Articulação e Gestão Integrada, Jayme Weingartner Neto; a chefe de Gabinete, Isabel Bidigaray; a coordenadora do Gabinete de Comunicação, Karin Sonne Genz; o procurador de Justiça de Fundações, Antônio Carlos de Avelar Bastos; o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Miguel Velasquez; o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV - Agert, Alexandre Gadret; o vice-presi dente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado, José Maria Nunes; o presidente da ARI, Ercy Torma; o diretor do Hotel Continental, Marcelo Carvalho; o diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor; o coordenador de jornalismo das rádios Bandeirantes AM e Bandnews FM, Guilherme Baumhardt; o coordenador de Comunicação do TCE, Marcos Rolim; procuradores, promotores, jornalistas e servidores.





INSCRIÇÕES



 As inscrições para o Prêmio Jornalismo Ministério Público podem ser feitas de 17 de outubro a 16 de novembro. Os interessados devem procurar a Assessoria de Imprensa do MP. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3224-6938, pelo e-mail imprensa@mp.rs.gov.br, pelo Twitter @mp_rs, ou ainda na AMP/RS.


Últimas notícias
/arquivos/CAPA
Loading...

Uma escola superior para o Ministério Público

29/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-27 at 17.53.06
Loading...

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem ao colega Florindo Pires Barcellos

28/11/2024
/arquivos/Design sem nome
Loading...

Grupo Literário debate o romance “Em agosto nos vemos”

28/11/2024
/arquivos/AMP_4216
Loading...

Novos associados conhecem as instalações da sede administrativa da AMP/RS

27/11/2024