Mês dedicado a Via Vida
Durante o mês de maio a AMP/RS e Via Vida Pró-Doações e Transplantes estarão fortalecendo sua parceria. A cada semana será produzida uma matéria especial para lembrar a importância do trabalho realizado pela entidade. No dia 27 a AMP/RS promoverá um chá em benefício à Via Vida, a ser realizado a partir das 15h30min, no Pub da sede administrativa da Associação.
Os convites para compra já estão à disposição na Associação (av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 501) e também com as patronesses*. O valor por pessoa é de R$ 20,00.
Vida Pró-Doações e Transplantes
A Via Vida foi criada em 1999 com a missão de mudar a cultura sobre a doação de órgãos e tecidos no Estado e, como conseqüência, elevar o número de doadores e diminuir o tempo de espera de quem precisa de um órgão ou tecido. A entidade atua em diversas frentes com ações de um programa de incentivo a vida. Estão incluídas atividades em várias áreas e segmentos da sociedade, como escolas, empresas.
Também são realizadas ações em eventos na capital e no interior do Estado.
A entidade, em junho de 2007, incrementou a programação pela causa, iniciando com o lançamento da mostra fotográfica “Doando Vida”, que percorreu o Rio Grande do Sul. Realizou ações integrantes da campanha pela doação de órgãos e tecidos “A Vida Continua...”, iniciada em setembro do ano passado com o GRENAL pela Vida, finalizando em dezembro com “Saúde no Parque”.
Neste ano foi criada a campanha Mais Saúde no RS, com uma proposta educativa de prevenção de doenças, composta por atividades esclarecedoras sobre obesidade, hipertensão, diabetes, hepatites virais, insuficiência renal, queimaduras, e outras.
Além disso, a casa propicia hospedagem a pacientes transplantados ou em lista de espera e seus familiares, oriundos de outras regiões do Estado, através da Pousada da Solidariedade VIAVIDA. Constituída em 2003, o local oferece alimentação, apoio psicológico e pedagógico, recreação, aulas de música, e propicia aos hóspedes, também, a participação em oficinas de trabalhos manuais e artesanato, visando oportunidade de geração de renda a essas famílias.
* Patronesses: Carmen Silvia Reis Conti; Clari Oliva Casaril; Clarisa Wolff Garcez; Jeane Schilling de Assumpção; Lea Mariza Oliveira Rigoni; Julia Ilenir Martins; Maria Elisabet Burin; Marilene Menezes Pacheco; Vera Lúcia von Hoonholtz Laitano; Walderez Staub Pereira.