Mauro Souza é o novo presidente da FMP
Tomou posse nesta quinta-feira, 04 de novembro, para um mandato de três anos, o novo presidente da Fundação Escola do Ministério Público, promotor Mauro Souza, que até esta data ocupou o cargo de vice-presidente da AMP/RS. Ele substitui o procurador de Justiça, Luiz Fernando Calil de Freitas.
Tomou posse nesta quinta-feira, 04 de novembro, para um mandato de três anos, o novo presidente da Fundação Escola do Ministério Público, promotor Mauro Souza, que até esta data ocupou o cargo de vice-presidente da AMP/RS. Ele substitui o procurador de Justiça, Luiz Fernando Calil de Freitas.
Em seu discurso de posse, o novo presidente falou sobre o crescimento da FMP e do paradigma estabelecido no momento de sua fundação em 1983: suprir as deficiências do ensino regular, contribuindo para formação de um promotor de Justiça. Sobre sua administração comprometeu-se com a dedicação e o empenho que o cargo exige."Espero ter a serenidade e a competência para conjugar o arrojo e a austeridade que a tarefa exige, dada a complexidade dos fatores que compõem a missão da escola: formar agentes político-jurídicos de transformação social. Para isso, buscaremos a consolidação de novos caminhos envidados pela FMP, sem contudo descurar de suas origens”, disse.
Os promotores David Medina da Silva, Fábio Roque Sbardeloto e César Luiz Araújo Facciolli também tomaram posse na quinta-feira, com integrantes do Conselho de Administração da escola.
Ao cumprimentar Mauro Souza, que esteve ao seu lado na AMP/RS nos últimos dois anos, o presidente Marcelo Dornelles destacou as qualidades do promotor. “ É importante dizer que a escolha do colega Mauro foi unânime entre os integrantes do Conselho Deliberativo da Escola. Isto porque ele tem o perfil adequado, neste momento, para a função, além de ter aceitado o desafio”. Dornelles ressaltou que o novo presidente é um promotor de Justiça. “O fato de o Mauro ser um promotor de Justiça e não um procurador, como foram os que o antecederam, precisa ser destacado. Ele não foi escolhido por ser promotor, mas por ser um promotor com capacidade e experiência para este cargo”.
O ex-presidente da FMP/RS, Luiz Fernando Calil de Freitas, fez um discurso de despedida, agradecendo aqueles que estiveram ao seu lado e destacando os momentos importantes deste período em que esteve à frente da escola, como na criação do curso de graduação.
A procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, lembrou da importante contribuição de todos que antecederam o novo presidente, desejando sucesso a nova administração. Segundo ela, a FMP, braço cultural e acadêmico do MP, foi criada e conduzida por quem melhor entende de Ministério Público e direito aplicado à área pública no Estado, por isso é hoje uma referência em ensino jurídico.
Também estiveram presentes na posse os demais integrantes do Conselho Deliberativo da Escola, o corregedor-geral do MP/RS, Armando Lotti; representante da Diretoria da AMP/RS, Rodofo Lippel e o representante dos associados da entidade, Alberto Weingartner Neto; os integrantes do Conselho Curador da FMP Mário Romera e Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; os vice-presidentes da AMP/RS, Julia Martins e Antonio Carlos Hornung; a representante do TJ/RS, desembargadora Lais Ethel Corrêa Pias; representando a UFRGS, Angelo Ronaldo Pereira da Silva; o vice-presidente da RBS, Geraldo Corrêa; o presidente da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Alceu Nascimento e o presidente da Escola do Legislativo, vereagor Sebastiãso Melo.