Magistrado defende reforma
Em visita a Porto Alegre, o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Rodrigo Collaço, defendeu, nesta quarta-feira (18/10), ampla reforma política no país. Para tanto, a entidade vai lançar campanha nacional, com o objetivo de proporcionar à sociedade a discução do tema. "A AMB buscará a interlocução com os cidadãos para esclarecer os instrumentos da reforma", explicou. Conforme Collaço, somente assim as pessoas poderão pressionar legitimamente o Congresso com o objetivo de fazer as alterações necessárias ao país.
Na avaliação do magistrado, esta eleição demonstra o esgotamento do atual modelo político brasileiro. "Os próximos parlamentares começarão suas atividades com a tarefa de modificar completamente os cenários das nossas instituições", disse. Segundo ele, sem grande reforma, o Brasil não vencerá o quadro de corrupção, ligado à administração pública e às campanhas eleitorais.
Recentemente, a AMB lançou a Campanha Operação Eleições Limpas, incentivando a população a denunciar ao Ministério Público qualquer indício de fraude no processo eleitoral. "Vimos que a sociedade concorda com a mudança política, porém, ainda não sabe exatamente o que ela será", observou o presidente da entidade. A associação também elaborou cartilha que apresenta dicas para votar de forma consciente. O material explica as principais regras para recebimento de recursos em campanhas e esclarece o que é permitido na propaganda eleitoral.
Fonte: Jornal Correio do Povo