Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Lançada a V Turma de Apadrinhamento Afetivo

A Promotora de Justiça Flávia Mallmann representou o Procurador-Geral de Justiça no evento que marcou o lançamento da V Turma de Apadrinhamento Afetivo para Crianças e Adolescentes, realizado no Palácio do Ministério Público na última quinta-feira (03) à noite. O evento foi promovido pelo Ministério Público, Tribunal de Justiça e Instituto Amigos de Lucas.
07/05/2007 Atualizada em 21/07/2023 10:58:38
Compartilhe:

A Promotora de Justiça Flávia Mallmann representou o Procurador-Geral de Justiça no evento que marcou o lançamento da V Turma de Apadrinhamento Afetivo para Crianças e Adolescentes, realizado no Palácio do Ministério Público na última quinta-feira (03) à noite. O evento foi promovido pelo Ministério Público, Tribunal de Justiça e Instituto Amigos de Lucas.


Na abertura do evento a jornalista e atriz, Dinorah Araujo, interpretou o texto "Os Estatutos do Homem", de autoria de Thiago de Mello. Também crianças e adolescentes, que participam do Programa, deram seus depoimentos relatando suas experiências.


O Programa de Apadrinhamento Afetivo é uma ação envolvendo órgãos governamentais e da sociedade civil, em conjunto com os conselhos estadual e municipais dos direitos da criança e do adolescente, que visa encaminhar a possibilidade de pessoas assumirem responsabilidades como padrinhos ou madrinhas de fato da população de crianças e adolescentes abrigadas em nosso Estado. O padrinho ou a madrinha vai prestar assistência moral, afetiva, física e educacional ao afilhado ou afilhada, integrando-os em seu convívio, gradativamente, complementando o trabalho da instituição. Deverão esclarecer ao afilhado ou afilhada, constantemente, qual o objetivo do apadrinhamento para evitar a ilusão, sempre presente, de adoção. Deverão, também, cumprir com os combinados preestabelecidos com o abrigo e o afilhado ou afilhada como visitas, horários e compromissos. E, em caso de desligamento do afilhado ou afilhada da instituição, deverão acompanhá-los e apoiá-los em sua vida fora do abrigo.


Em Porto Alegre o Programa conta atualmente com 140 padrinhos e 148 afilhados. O Ministério Público acompanha as etapas do Programa desde 2002.


Participaram da cerimônia a Presidente do Instituto Amigos de Lucas, Ana Cristina Latorre de Algorta, a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, Maria Celeste, a Juiza-Corregedora Vivian Spengler, o Coronel Ilson Pinto de Oliveira, o Juiz da Infância e Juventude José Antônio Daltoé César e Daltro Jardim, da Secretaria Estadual da Justiça e Desenvolvimento Social.

Últimas notícias
/arquivos/AMPRS
Loading...

Departamento do Memorial da AMP/RS recebe exemplar do Livro-álbum da gestão 2022-2024

23/04/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-04-23 at 17.25.35
Loading...

Lançada obra coletiva em homenagem aos 40 anos da Lei da Ação Civil Pública

23/04/2025
/arquivos/Captura de tela 2025-04-22 132229
Loading...

AMP/RS lança série "Retratos do Passado" e valoriza a memória institucional

22/04/2025
/arquivos/VACINA
Loading...
Notícias

Vacinação contra a gripe: drive-thru da AMP/RS encerra inscrições hoje, 17 de abril

17/04/2025