João Marcos Adede y Castro ganha título de imortal
Durante a semana passada, dia 23, o vice-presidente de Núcleos da AMP/RS, Maurício Trevisan, prestigiou a cerimônia da Academia SantaMariense de Letras que empossou o promotor de justiça João Marcos Adede y Castro como um dos seus imortais. O promotor de justiça e autor de oito livros, cinco publicados na área de Direito e três que saíram ainda este ano, passa ser detentor da cadeira nº 16 da entidade.
“É um reconhecimento nascido da instrução. Estou sendo reconhecido, não como promotor, mas como escritor, e me sinto homenageado”, destaca Adede e acrescenta, “Há vinte anos que estou em Santa Maria nunca tinha acontecido algo tão importante na minha vida. É um ápice como escritor”.
A cadeira 16 da academia tem como patrono Darcy Pereira Azambuja, que também
escrevia obras jurídicas e foi promotor e procurador-geral de Justiça.
João Marcos Adede Y Castro é graduado em Direito (1979) pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, sendo Mestre em Integração Latino Americana, pela mesma Universidade em 2001. É doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade del Museo Social Argentino, Buenos Aires. É promotor de justiça, exercendo desde 1989 as atribuições de promotor de justiça especializado de Defesa Comunitária, com atuação preponderante nas áreas de defesa do meio ambiente,
interesses sociais e coletivos e improbidade administrativa.
Professor universitário na Ulbra Santa Maria na disciplina de Processo Civil e na Faculdade Palotina de Santa Maria, nas disciplinas de Introdução ao Direito Ambiental e Teoria Geral do Processo. Leciona nos cursos de pós-graduação: Especialização em Direito Ambiental, na Unicruz, em Cruz Alta; Especialização em Direito Civil e Processo Civil na Urcamp Bagé ; e Especialização em Direito Civil e Processo Civil da Ulbra, Santa Maria. Foi professor da Universidade da Região da Campanha de São Gabriel, por quatro anos, nas disciplinas de Direito Civil, Administrativo, Tributário e Comercial e da Universidade Federal de Santa Maria na disciplina de Direito de Família. Foi Professor da Urcamp Bagé no curso de especialização em Direito Penal e Processo Penal, nas disciplinas de Aplicação da Lei Penal e Execução Penal.
O promotor e escritor é autor dos livros: Resíduos Perigosos no Direito Ambiental Internacional: sua internalização nos países do Mercosul; Crimes Ambientais: comentários à Lei nº 9.605/98; Tutela Civil do Meio Ambiente; Direito dos Animais na Legislação Ambiental Brasileira; Água - Um direito humano fundamental.
A cerimônia de posso também foi acompanhada pelo promotor de justiça Joel Oliveira Dutra, que representou a promotoria da região, integrantes da academia e a autoridades locais.
Fotos: Anderson Victor