Jair Soares é homenageado em grande estilo pelo Ministério Público
Na noite de segunda-feira (02), o deputado Jair Soares foi homenageado com um jantar promovido pela Procuradoria Geral de Justica, AMP/RS e APROJUS, em reconhecimento a sua relevante contribuição com o Ministério Público. Recentemente, o deputado teve importante papel durante a tramitação, na Assembléía Legislativa, do projeto que postulava a implantação do subsídio como sistema de remuneração para as carreiras jurídicas. Em seu pronuciamento, o presidente da Associação do Ministério Público, Miguel Bandeira Pereira, lembrou as importantes contribuições de Jair Soares ao longo de sua careira para o crescimento da Instituição. Uma delas foi o encaminhamento à Assembléia Legislativa do Projeto que, convertido na Emenda Constitucional número 39/86, regulamentada pela Lei 8267/86, possibilitou pioneiramente a escolha do Procurador-Geral de Justiça através de lista tríplice, antecipando a Reforma Constitucional de 1988.
Também fizeram uso da palavra os ex-procuradores-gerais de Justiça, Paulo Olímpio Gomes de Souza e Lauro Pereira Guimarães, que ocuparam a chefia Institucional durante o Governo de Jair Soares. O procurador-geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, que participou de sua última atividade oficial como chefe máximo do MP gaúcho, saudou o homenageado por sua conduta íntegra na construção da cidadania, sempe marcada por fortes laços com o Ministério Público.
Por fim, o homenageado fez um discurso dizendo sentir-se em casa pela amizade estabelecida com os integrantes do MP e pela função que sempre exerceu. " Estou em casa, neste templo que é quase sagrado, onde se cultua o respeito à lei e ao Estado democrático de direito".
A lista de presença na noite de segunda-feira contou com mais de 200 convidados. Entre as autoridades presentes, o presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, o procurador-geral de Justiça Roberto Bandeira Pereira, o novo chefe do MP/RS, Mauro Renner e os ex-procuradores de Justiça Augusto Berthier, Francisco Luçardo, Paulo Olimpio de Souza, Lauro Pereira Guimarães e Sérgio Porto. Também prestigiaram o evento o corregedor-geral Mário Cavalheiro e o diretor da Fundação Escola do do Ministério Público, Luiz Fernando Calil de Freitas.