Inaugurada nova sede do MP em Taquari
A comunidade de Taquari recebeu, nesta terça-feira (11/09), a nova casa do Ministério Público no Município. A inauguração contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Mauro Henrique Renner e do presidente da Associação do MP, Miguel Bandeira Pereira.
O prédio está localizado na rua Consuelo Alvim Saraiva, 155, e conta com 298 m2 de área construída, divididos em seis gabinetes. A obra teve um investimento total de R$ 339.000,00, ficando seu custo estimado em torno de 1,27 cub/m2.
Atuam na Comarca a promotora de Justiça Andrea Almeida Barros, os servidores Paulo Roberto Costa e Débora Vargas Paynes e as estagiárias Andressa Pereira Martins e Natália Rangel e Silva.
A Comarca de Taquari, que engloba também o município de Tabaí, foi criada em 25 de outubro de 1872 pela Lei nº 799. O Decreto nº 17 de 27 de fevereiro de 1892 classificou-a como de primeira entrância. Em 28 de dezembro de 1970 a Lei nº 6.124 elevou-a a segunda entrância. O Ato nº 06/90-CM classificou a Comarca de Taquari como de entrância inicial.
A lei 6.535 de 31 de janeiro de 1973 (Lei Orgânica do Ministério Público) classificou a Promotoria de Taquari como de segunda entrância. Situação mantida pela lei 6.969 de 31 de dezembro de 1975. A Lei nº 7.669 de 17 junho de 1982 (Lei Orgânica do Ministério Público) classificou-a como de entrância inicial. Atualmente, a Promotoria de Taquari conta com a atuação de um promotor, regulada pela Lei nº7.669/82, com as alterações introduzidas pelas leis 11.486/2000, 11.534/2000 e 11535/2000.
Exerceram atribuições na Promotoria de Taquari, em ordem cronológica, os seguintes promotores de Justiça: Candido de Miranda e Castro, Albino de Freitas Travassos, Francisco Marques da Cunha, Rafael Fornunato Xavier de Azambuja, Francisco de Farias Villas Boas, Antônio José Vianna, João Teofilo de Marsillac, Vicente Tavares Rodrigues Lima, José Antonio de Siqueira, Manoel Orfelino Tostes, Antonio de Azambuja Villanova, Rodolpho Alfredo Lautert, Octávio Coutinho da Silva, Antonio Fernandes da Silveira Carvalho, Othelo Rosa, Leonardo Ferreira da Silva, Ney da Costa Lima, Adroaldo Mesquita da Costa, Evaristo Teixeira do Amaral Filho, Luiz Gomes Pereira Júnior, José Corrêa da Silva, Ardadio Leal, Julio Brissae, Altamiro Krause, Alfredo de Mello Tinoco, Severino Tubino Machado, Joaquim Borges de Medeiros, Paulo de Bem Veiga, Floriano Ubirajara de Moura, Casemiro Marques Fernandes, Mário Andrade da Rosa, Ernani Coelho, Mário Mondino, Adão de Azambuja Guimarães, Luiz Carlos Macedo Naconecy, Dario Larrondo Ferreira, Elias Rebelo Horta Júnior, Felipe Marques Dias, Ênio Vilanova Castilhos, Ernani Seabra de Souza, Paulo Cláudio Tovo, Octávio Omar Cardoso, Manoel Cypriano de Moraes, Mário Carlos Leão, Luiz Carlos Verzoni Nejar, Sérgio Luiz Nasi, Belmar Martins Costa, Constantino Lisboa de Azevedo, Odilon Rebés Abreu, Herohito Vianna da Cruz, Nelson Tomiello, Ernesto Arno Lauer, Thales Nilo Trein, Maria Regina Fay de Azambuja, Solange Maria Palma Alves, Synara Jacques Buttelli, Jayme Weingartner Neto, Ana Cristina Cusin Petrucci, Ricardo Melo de Souza e Andrea Almeida Barros.
Participaram da solenidade de inauguração, além do procurador-geral e do presidente da AMP/RS, Isabel Dias Almeida, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; Milton Fontana, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Vitor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, coordenador do Gabplan, Thales Nilo Trein, procurador de Justiça aposentado; os promotores de Justiça Andrea Almeida Barros, Fabiane Rios Lizardo, Ana Cristina Cusin Petrucci, Daniel Barbosa Fernandes, Daniela Tavares da Silva Tobaldini, Celso Pedro Stein e Pedro Rui da Fontoura Porto, o Coordenador da Divisão de Arquitetura e Engenharia, Hugo Gino Pasquini, além de diversas autoridades locais e regionais.