Inaugurada nova sede das Promotorias de Cachoeira do Sul
Foi inaugurada nesta quinta-feira, 14 de outubro, a nova sede das Promotorias de Justiça de Cachoeira do Sul. Uma das mais antigas do Estado, foi instituída ainda no final do século XIX. Na década de 90 passou a entrância intermediária e hoje abrange, também, os municípios de Cerro Branco e Novos Cabrais. Cachoeira do Sul, Wanderlei José Herbstrith Willig, Giane Pohlmann Saad e Fabiane Rios Luçardo, além do promotor aposentado Joarez de Oliveira Carvalho..
Foi inaugurada nesta quinta-feira, 14 de outubro, a nova sede das Promotorias de Justiça de Cachoeira do Sul. Uma das mais antigas do Estado, foi instituída ainda no final do século XIX. Na década de 90 passou a entrância intermediária e hoje abrange, também, os municípios de Cerro Branco e Novos Cabrais.
O coordenador das Promotorias de Cachoeira do Sul, João Ricardo Tavares, abriu a solenidade. “Prédios são importante ao bem estar de quem neles habita e para o melhor atendimento daqueles que buscam auxilio. Porém, mais importantes são as pessoas, por isso quero agradecer a cada um que nos antecedeu, pois não fosse seu trabalho e dedicação não chegaríamos até aqui”. Ao falar sobre o crescimento da Instituição e as respectivas responsabilidades que o acompanham, descatou a enorme carga de trabalho que resultou das novas atribuições outorgadas ao Ministério Público com a promulgação da Constituição Federal de 1988. “Nossas novas funções não vieram acompanhadas de contrapartida orçamentária adequada, assim, antes que sejamos engolidos pelo excesso de trabalho é preciso que encontremos soluções eficazes de gestão”.
O promotor agradeceu ao Executivo Municipal e Estadual, que contribuíram para viabilizar a nova sede, assim como às Administrações atual e anterior da Instituição e à AMP/RS. “Que a sociedade sempre sinta-se amparada e em casa na nova sede do Ministério Público de Cachoeira do Sul”, concluiu.
O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, destacou a presença significativa de autoridades e membros da Instituição no evento. “Tenho participado de todas as inaugurações das novas sedes das Promotorias e confesso que poucas vezes vi cerimônia tão prestigiada, o que é motivo de orgulho para todos nós”. Ressaltou ainda a importância da nova sede para identidade do MP. “Esta deve ser a casa da cidadania nos municípios, onde a sociedade reconheça a face do Ministério Público”,
A procuradora-geral, Simone Mariano da Rocha, iniciou seu discurso falando do orgulho de entregar a nova sede do Ministério Público para uma cidade como Cachoeira do Sul, quinto município mais antigo do Estado e conhecida como a Capital do Arroz. Disse ainda que a nova casa das Promotorias de Justiça, além de representar melhores condições de trabalho para os membros do MP e servidores, qualificará o atendimento às pessoas que buscam soluções para seus conflitos".
Estiveram presentes à cerimônia o ex-procurador-geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, o subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, Delmar Pacheco da Luz, a secretária-geral do MP, Ana Maria Schinestsck, a secretária dos Órgãos Colegiados do MP, promotora de Justiça, Sônia Radin, o prefeito em exercício de Cachoeira do Sul, Ronaldo Trojahn, a 1ª dama do Município, Jussara Guinatti, o prefeito de Novos Cabrais, Sérgio Luiz Fernandes da Rosa, o vice-presidente do TJ, desembargador Voltaire de Lima Moraes, a representante da Defensoria Pública do Estado, Tatiana Carvalho Azambuja da Silva, o deputado federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha, o general de Divisão Geraldo Silvino Soares da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, vereador Carlos Sartório, o diretor da Comarca de Cachoeira do Sul, Angelo Furian Pontes, a defensora pública Luciane Barreto Bortowsky, o desembargador Luiz Tavares Gehling, do Tribunal Regional da 4ª Região, os juízes de Direito André Dorneles Lilian Astrid Ritter e Magali Wickert de Oliveira, o procurador do Estado, Mauro Mainardi, o diretor da Ulbra, Gerceí Oliveira, o presidente da seccional da OAB Cachoeira do Sul, Rogério Drews e o comandante do 3º Batalhão de Engenharia Tenente Coronel Marcus Vinicius Fontoura de Melo.
Também prestigiaram a solenidade membros do MP que atuaram na Comarca: Sérgio Luiz Nasi, Daltro Aguiar Chaves, José Antônio Coelho, Flavio Virgilio Leiria Estivalet, Ana Paula Bernardes e José Nilton Costa de Souza, assim como os promotores de Justiça de Cachoeira do Sul, Wanderlei José Herbstrith Willig, Giane Pohlmann Saad e Fabiane Rios Luçardo, além do promotor aposentado Joarez de Oliveira Carvalho.
Após o evento, durante jantar oferecido pela Associação do Ministério Público, em um restaurante da cidade, Marcelo Dornelles, Simone Mariano da Rocha, Mauro Henrique Renner e Delmar Pacheco da Luz foram homenageados pelos promotores da região.
Ex-procurador de Justiça recebeu homenagem dos promotores da região
Procuradora-geral recebeu cestas com produtos típicos
Subprocurador-administrativo também recebeu homenagem