Igrejinha abriga mostra sobre a história do MP gaúcho
Até o final de novembro pode ser conferida, na Casa do Imigrante de Igrejinha, a exposição "História do Ministério Público Gaúcho - Linha do Tempo". A mostra foi inaugurada no dia 8 de outubro, em evento que reuniu autoridades e a comunidade locais, além de integrantes da Instituição. A AMP/RS esteve representada pelo diretor cultural, promotor David Medina da Silva, e pelo diretor da Revista do MP, procurador Luiz Inácio Vigil Neto.
Integram a mostra 16 banners que contam um pouco do que o Ministério Público já fez no Estado para preservar o patrimônio histórico, por meio de ações ou termos de ajustamento de conduta. Documento que também faz parte do acervo do Memorial mostra como eram os antigos gabinetes dos promotores de Justiça.
Durante a solenidade, o promotor de Igrejinha, Michael Schneider Flach, destacou que a luta pela preservação do patrimônio cultural é uma das grandes preocupações e motivo de lutas por parte do Ministério Público. A promotora de Justiça supervisora do Memorial do MP, Mauren Jardin Gomes, parabenizou a iniciativa de levar a mostra para o município e fez um relato sobre o Memorial e sua sede, o Palácio do Ministério Público, em Porto Alegre.
O promotor de Justiça David Medina da Silva relacionou a história dos imigrantes com a da própria Instituição. “Aqui estará pulsando o coração de cada promotor que construiu nosso Ministério Público e, assim como os imigrantes, construiu o nosso país, a nossa história, a nossa Pátria, com muito trabalho, produzindo, criando e crescendo a cada dia”.
Também participaram da solenidade o prefeito de Igrejinha, Jackson Fernando Schmidt, o juiz diretor do Foro, Vancarlo André Anacleto, o vice-prefeito, Vanderlei Petry, e o presidente da 22ª Oktoberfest de Igrejinha, Leandro Krummemaer.