Finger e Varalo assumem como procuradores de Justiça
Dois novos procuradores de Justiça tomaram posse nesta quarta-feira, 1º, perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça: Julio Cesar Finger e Roberto Varalo Inácio.
Dois novos procuradores de Justiça tomaram posse nesta quarta-feira, 1º, perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça: Julio Cesar Finger e Roberto Varalo Inácio.
Ao fazer a saudação em nome do Órgão Especial, a procuradora de Justiça Jacqueline Fagundes Rosenfeld destacou que os dois integrantes da Instituição tiveram uma carreira “brilhante” como Promotores. Segundo ela, a atuação na função de Procurador de Justiça possibilita que o membro do Ministério Público busque a Justiça “fazendo a fiscalização nos processos” e também tendo a possibilidade de recorrer, o que proporciona “a possibilidade de também buscar a Justiça”.
Falando em nome dos empossandos, Finger enfatizou que a função de Procurador de Justiça deve ser exercida também em sintonia com os Promotores de Justiça. “A atuação deve ser integrada com o 1º Grau”, disse, ressaltando que teve a experiência de, como diretor do CEAF, presenciar a pouca integração entre quem exerce as funções do 2º Grau e Promotores. Finger destacou também que o MP gaúcho, atualmente, é composto por três gerações: os construtores, os consolidadores e os mantenedores da Instituição. Os primeiros foram os desbravadores, enquanto que os consolidadores conseguiram a autonomia orçamentária e as garantias institucionais. Atualmente, segundo ele, o MP gaúcho tem a geração dos mantenedores, que tornam efetiva a política da Instituição.
A procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, deu as boas-vindas aos Procuradores e destacou a certeza da inestimável contribuição que os colegas darão ao trabalho no 2º Grau.
A solenidade foi acompanhada pelo presidente da Associação do Ministério Público, Marcelo Lemos Dornelles; pelo chefe de Gabinete, Benhur Biancon Junior; pelo vice-presidente da Fundação Escolar Superior do MP, Amilcar Fagundes Freitas Macedo; por Procuradores e Promotores de Justiça; e por servidores e familiares dos empossandos.