Menu de serviços
Tipo:
Notícias

FIMA 2025: AMP/RS reforça compromisso com a preservação do bioma Pampa no Fórum Ambiental

Presidente Fernando Andrade Alves participa do Fórum Internacional de Meio Ambiente em Porto Alegre
26/03/2025 Atualizada em 27/03/2025 21:43:26
Compartilhe:
Capa_forum

O 13º Fórum Internacional de Meio Ambiente (FIMA) 2025, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), foi oficialmente aberto nesta quarta-feira, dia 26 de março, no Memorial do Legislativo, em Porto Alegre, reunindo autoridades e especialistas para discutir a preservação do bioma Pampa, que ocupa 63% do Rio Grande do Sul e está fortemente ameaçado pela devastação ambiental. O evento segue até 27 de março e aborda a conservação do bioma, os impactos das mudanças climáticas e das atividades econômicas na região.


O presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, destacou a importância da colaboração entre instituições para a preservação ambiental e a promoção de políticas públicas voltadas à proteção da biodiversidade. “A proteção ambiental é urgente, e a colaboração de instituições como o Ministério Público e a Associação do Ministério Público são fundamentais para garantir a preservação de nosso patrimônio natural”, afirmou.


O fórum contará com palestras de cientistas sobre os impactos das mudanças climáticas no Pampa, além da participação de jornalistas premiados da Argentina e do Uruguai, que discutirão a situação do bioma e o papel da mídia na cobertura ambiental. Na abertura, o presidente da ARI, Nunes, ressaltou a importância de a imprensa priorizar a preservação ambiental, em vez de se limitar a cobrir tragédias. “A imprensa tem um papel fundamental na conscientização sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente”, afirmou Nunes.


O FIMA 2025 também abordou a expansão da agricultura e silvicultura, que causam degradação do solo e perda de vegetação nativa, além de discutir o potencial turístico e comercial da região, com foco em produtos como vinhos e azeites, prejudicados pelo uso de herbicidas nocivos.





Últimas notícias
/arquivos/DSC_9374
Loading...

Gérson Luís Teixeira e Lucilene Estrazulas Falcetta tomam posse como procuradores de Justiça

31/03/2025
/arquivos/DSC_9219
Loading...

Seminário aborda desafios e avanços da perspectiva de gênero no Sistema de Justiça do RS

28/03/2025
/arquivos/DSC_9283
Loading...

Formatura da 51ª turma de Delegados de Polícia é prestigiada pela AMP/RS

28/03/2025
/arquivos/440e4ef667df25b26c72fceefc1c22565b61bc33
Loading...

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem ao promotor jubilado Arnaldo Carvalho de Oliveira

28/03/2025