Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Fernando Andrade Alves toma posse como presidente da AMP/RS

Eleita para o biênio 2024-2026, nova diretoria foi empossada em solenidade realizada nesta sexta-feira, 13 de dezembro, na sede do Ministério Público gaúcho
13/12/2024 Atualizada em 19/12/2024 16:54:29
Compartilhe:
Posse_AMP

O promotor de Justiça Fernando Andrade Alves tomou posse como novo presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), nesta sexta-feira, 13 de dezembro, em cerimônia solene no Auditório Mondercil Paula de Moraes, na sede do Ministério Público gaúcho. 


Ao lado dele, também foram empossados os vice-presidentes Henrique Rech Neto (Administrativo e Financeiro), Luciana Cano Casarotto (Núcleos), Reginaldo Freitas da Silva (Valorização Funcional), Karine Camargo Teixeira (Relações Institucionais), Julia Ilenir Martins (Mobilização Social e Relacionamento) e Guacira de Almeida Martins (Jubilados), além do Conselho de Representantes formado por Carlos Eduardo Vieira da Cunha, Fernando César Sgarbossa, Márcia Regina Nunes Villanova, Miguel Bandeira Pereira, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, e os suplentes Frederico Carlos Lang, Lisiane Villagrande da Fonseca e Raynner Salles de Meira.


Com a posse, Fernando inicia seu primeiro mandato e vai comandar a AMP/RS no biênio 2024-2026. “Nossa gestão priorizará o trabalho como o maior ativo dos promotores e procuradores de Justiça, defendendo a classe em todas as esferas e pensando tanto no presente quanto no futuro”, destacou em seu discurso. 


Emocionado, o presidente destacou a honra de assumir o cargo pela primeira vez, após ter desempenhado as funções de tesoureiro, vice-presidente de Núcleos e vice-presidente Administrativo e Financeiro da Associação. “Ser eleito em chapa única é uma grande honra. Nossa gestão será marcada pela defesa incansável da classe e pelo compromisso com o futuro”, declarou.



Cooperação e União


O discurso de posse também destacou a importância da cooperação e da união entre os membros do Ministério Público. O novo presidente reconheceu os desafios enfrentados pela Instituição, como a insuficiência de quadros, a defasagem nos subsídios e a complexidade das reformas legislativas que impactam a atuação do MP. Além disso, reforçou a necessidade de uma entidade forte e representativa para preservar o espírito de classe e promover o diálogo entre as gerações, ativos e aposentados. Destacou, ainda, a experiência adquirida ao longo da carreira, aprendendo com colegas e líderes anteriores.


“Nós, do MP, somos os guardiões da Constituição e da ordem democrática em nosso estado. As dificuldades e as críticas são as forças que nos impulsionam a buscar soluções. A crise não nos paralisa, ela nos fortalece e nos desafia a superar limites. Construímos uma história de resiliência e compromisso com a sociedade. Não podemos permitir que o desânimo nos aprisione em tempos de crise”, enfatizou.



O discurso trouxe, ainda, uma visão de futuro com foco na melhoria das condições de trabalho e na defesa das prerrogativas institucionais, ressaltando a relevância do MP no debate público, tanto no âmbito local quanto nacional. “Cada desafio que enfrentamos é uma oportunidade de crescimento e transformação. Nossa missão é trabalhar incansavelmente pela promoção da cidadania e pela boa administração pública. O MP é a voz dos que não têm voz, o defensor dos que não podem se defender”, afirmou.


Por fim, o presidente conclamou à unidade e ao esforço coletivo, reafirmando o compromisso com a busca de soluções para os desafios presentes, confiando no trabalho em equipe e na união como chave para o fortalecimento da instituição.


Despedida


Na despedida do cargo após dois mandatos consecutivos (2020-2022 e 2022-2024), o promotor João Ricardo Santos Tavares destacou a honra de ter liderado a AMP/RS durante períodos desafiadores como a pandemia, as enchentes e a tramitação de projetos de lei cruciais para a atuação do Ministério Público como a PEC 05. Ele agradeceu aos colegas pela confiança, celebrou as conquistas e reafirmou o compromisso de ter atuado na defesa da classe e da sociedade. 


"Vivi intensamente esses quatro anos ao lado dos meus amigos e amigas da diretoria. Procurei estar à altura da tradição desta entidade e dos seus dirigentes que me antecederam, honrando o legado construído ao longo de décadas. Reafirmo minha crença no poder transformador do Ministério Público e na força coletiva dos seus membros para enfrentar desafios e promover justiça", afirmou.



O discurso foi marcado por gratidão a Deus, aos colegas da diretoria, parceiros e entidades, e enfatizou a importância do trabalho coletivo para superar dificuldades e manter a relevância institucional. “É um orgulho imenso, Fernando, passar o bastão para tuas mãos. Não há ninguém hoje mais preparado do que tu para exercer a função a que te dispuseste. Tenha a certeza de que sempre que desejares, estarei à disposição. A partir de hoje estarei na primeira fila torcendo. Muito sucesso, meu amigo, e muitíssimo obrigado por tudo", finalizou. 

Confira a galeria

Últimas notícias
/arquivos/NOTA DE PESAR
Loading...
Notícias

NOTA DE PESAR

24/12/2024
/arquivos/AMP_6074
Loading...

Entrevista: Fernando Andrade Alves detalha os desafios e perspectivas da AMP/RS no biênio 2024-2026

20/12/2024
/arquivos/APROVADA PEC 45
Loading...
Notícias

Congresso Nacional aprova PEC 45

20/12/2024
/arquivos/ed92da53ff165638f3e5017dde162781b9d51ad5
Loading...

AMP/RS divulga horários de funcionamento durante as festas de fim de ano

19/12/2024