Evento marca os 50 anos da Campanha da Legalidade
A passagem dos 50 anos de um dos momentos mais importantes da política brasileira será marcada em uma série de atividades que integram o evento "O Ministério Público e o Cinquentenário da Campanha da Legalidade: em defesa da Constituição, da Ordem Jurídica e do Regime Democrático". A programação, dividida em três datas, entre os meses de agosto e setembro, ocorrerá no memorial da Instituição, e contará com palestras de membros da classe e personagens que vivenciaram intensamente aquele momento histórico.
A passagem dos 50 anos de um dos momentos mais importantes da política brasileira será marcada em uma série de atividades que integram o evento "O Ministério Público e o Cinquentenário da Campanha da Legalidade: em defesa da Constituição, da Ordem Jurídica e do Regime Democrático". A programação, dividida em três datas, entre os meses de agosto e setembro, ocorrerá no memorial da Instituição, e contará com palestras de membros da classe e personagens que vivenciaram intensamente aquele momento histórico. A Associação do Ministério Público apoia o evento.
O procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, fará a abertura solene, às 19h do dia 22 de agosto. Na sequência, o deputado federal Vieira da Cunha e o ex-deputado estadual Sereno Chaise ministram a palestra "Memória e Perspectiva", em relação ao tema. Às 21h, será aberta a exposição visual "Legalidade 50 Anos: Quando as Palavras Superam as Armas".
No dia 2 de setembro, o ex-procurador-geral de Justiça Lauro Pereira Guimarães participa do colóquio "Das Janelas do Palácio e as Vozes da Matriz", às 14h30min. O secretário-geral do MP, Julio Cesar Finger, e o promotor Michael Schneider Flach serão os coordenadores do encontro, do qual participam os jornalistas Antônio Ávila, Carlos Bastos, Jaime Keunecke e Gervásio Neves. O pronunciamento final será do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto, às 18h.
Ainda no dia 24 de setembro, será aberto o projeto "Caminhos da Matriz", com uma visita ao Palácio do Ministério Público, Memorial e Exposição sobre a Legalidade. A coordenação é dos historiadores do Memorial do MP Cíntia Souto e Álvaro Bischoff.
A AMP encaminhou convite para o evento a todos os deputados estaduais e federais gaúchos. Nesta quarta-feira, o presidente da entidade, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, e o promotor de Justiça Michael Schneider Flach visitaram a Assembleia Legislativa. Líderes de bancadas e de todos os partidos foram convidados diretamente, como o deputado Adroaldo Loureiro.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, recebeu Azevedo e Flach em seu gabinete. Pereira e o deputado Pedro Westphalen foram convidados pessoalmente para as atividades comemorativas ao cinquentenário da Campanha da Legalidade. Além dele, outras autoridades deverão prestigiar o evento.
Ainda na quarta-feira, Flach visitou o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, e a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos, Roselaine Rockenbach, que também foram convidados para o evento.