Escolhidos os vencedores do Melhor Arrazoado Forense 2012
Foram escolhidos nesta semana os dois trabalhos vencedores do prêmio Melhor Arrazoado Forense 2012, oferecido pela AMP/RS, nas categorias Penal/Processual Penal e Público/Privado/Processual Civil. Os nomes dos agraciados serão divulgados no dia 2 de agosto, durante coquetel oferecido no XI Congresso Estadual do Ministério Público, em Canela.
Foram escolhidos nesta semana os dois trabalhos vencedores do prêmio Melhor Arrazoado Forense 2012, oferecido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) e Fundação Escola Superior do Ministério Público, nas categorias Penal/Processual Penal e Público/Privado/Processual Civil. Os nomes dos agraciados serão divulgados no dia 2 de agosto, durante coquetel oferecido no XI Congresso Estadual do Ministério Público, em Canela.
Na terça-feira, a comissão responsável pelo julgamento dos trabalhos na área Penal/Processual Penal, composta pelos colegas Mauro Fonseca Andrade, Maurício Trevisan e Alexandre da Silva Loureiro (foto principal), examinou o material dos inscritos e escolheu o vencedor. Nesta sexta-feira, foi a vez de André de Azevedo Coelho, Luciano de Faria Brasil e Caroline Vaz (foto em detalhe) se debruçarem sobre os trabalhos referentes à área Público/Privado/Processual Civil. Os encontros das comissões foram acompanhados pelo vice-presidente da AMP/RS e coordenador-geral do Congresso, Sérgio Harris.
O PRÊMIO
O prêmio Melhor Arrazoado Forense visa a premiar o melhor trabalho realizado por colegas do Ministério Público como incentivo ao aprimoramento funcional e desenvolvimento dentro da Instituição. Além de tratar de temas conceituais, fomenta a valorização de práticas desenvolvidas no dia-a-dia das Promotorias. Tem um significado de estímulo, tanto no sentido da busca da melhor qualidade dos textos jurídicos quanto na perspectiva do reconhecimento das idéias.
A primeira edição foi realizada em 1944, sagrando vencedor o Dr. Damaso Rocha, com a monografia intitulada O sistema penitenciário brasileiro, tema que seria largamente debatido pela sociedade durante a década seguinte.