Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Enfrentamento à criminalidade é tema de painel do XVI Congresso Estadual

Intitulado "Combate às Organizações Criminosas", debate abordou estratégias para fortalecer a luta contra o crime
13/09/2024 Atualizada em 13/09/2024 17:47:21
Compartilhe:
segurança

O enfrentamento à criminalidade foi o foco do segundo painel realizado nesta sexta-feira, 13 de setembro, durante o XVI Congresso Estadual do Ministério Público, no Centro de Eventos do Wish Serrano Resort, em Gramado. Intitulado "Combate às Organizações Criminosas", o encontro foi conduzido pelo vice-presidente de Núcleos da AMP/RS, André de Azevedo Coelho. “O Ministério Público tem aprimorado continuamente suas ações contra as organizações criminosas, destacando-se e atingindo um elevado nível de especialização nesta área. É fundamental enfrentar o crime organizado, que serve como a base estrutural para todas as atividades ilícitas", afirmou.



Participaram do painel o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron; a promotora de Justiça do 2º Núcleo Regional do Gaeco Metropolitana do MPRS, Maristela Schneider; e o promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Inteligência do MPRS (NIMP), André Luis Dal Molin Flores.


O debate foi iniciado por Dal Molin, que destacou os principais eixos de atuação do MP: combate às organizações criminosas, lavagem de dinheiro, corrupção e crimes conexos. "Com planejamento estratégico, estamos implementando ações para enfrentar as organizações criminosas, alcançando resultados significativos com operações de grande impacto, de forma ágil e eficaz. Estamos lidando com grupos que movimentam milhões e até ameaçam servidores e promotores. O Ministério Público continuará atuando com determinação e não recuará diante de ninguém; estamos enviando uma mensagem clara para o submundo", ressaltou.



Maristela Schneider falou na sequência, destacando que é fundamental mapear e traçar o perfil dos grupos criminosos que atuam no Estado para sufocar suas ações. "A expansão das organizações criminosas precisa ser uma preocupação primordial dos órgãos e agências de segurança pública. Precisamos atuar focados na asfixia financeira e econômica das facções para obtermos maiores resultados", afirmou.



O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, fechou o painel realçando os resultados obtidos na redução dos índices criminais, mencionando o trabalho em conjunto com o Ministério Público. "Atuamos de forma integrada e temos uma visão alinhada, em uma parceria permanente. O maior aliado das forças de segurança do RS é o Ministério Público. De forma planejada, estamos atuando na redução contínua dos indicadores criminais. Endosso que o ponto mais importante no combate ao crime organizado é a asfixia financeira, que é a descapitalização das organizações criminosas", finalizou.



Últimas notícias
/arquivos/Reuniao com o PGJ
Loading...
Notícias

Presidente da AMP/RS despacha pleitos da classe com Procurador-Geral de Justiça

14/01/2025
/arquivos/Reunião na Ajuris
Loading...
Notícias

AMP/RS e Ajuris debatem pautas de pensionistas em reunião conjunta

13/01/2025
/arquivos/NOTA DE PESAR
Loading...
Notícias

NOTA DE PESAR

24/12/2024
/arquivos/AMP_6074
Loading...

Entrevista: Fernando Andrade Alves detalha os desafios e perspectivas da AMP/RS no biênio 2024-2026

20/12/2024