Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Encontro qualifica membros do MP/RS para combater crime organizado

Cerca de 300 membros do Ministério Público se reuniram durante três dias, em Gramado, para buscar especialização em técnicas atuais de investigação com objetivo de combater o crime. De acordo com a vice-presidente da AMP/RS, Carmen Conti, que representou a entidade no evento, foram três dias de troca de experiências e aprendizado.

10/04/2008 Atualizada em 21/07/2023 10:57:41
Compartilhe:
1207847312.jpg


Cerca de 300 membros do Ministério Público se reuniram durante três dias, no Hotel Serrano, em Gramado, para buscar especialização em técnicas atuais de investigação com objetivo de combater o crime. De acordo com a vice-presidente da AMP/RS, Carmen Conti, que representou a entidade no evento, foram três dias de troca de experiências e aprendizado para os promotores e procuradores de Justiça do Rio Grande do Sul. "Através das palestras com convidados de outras carreiras e instituições, conhecemos um pouco mais as novas ferramentas que estão sendo usadas pelo crime organizado e os diferentes instrumentos utilizados no combate a  ações criminosas".



Segundo ela, a realização deste evento demonstra que a Administração Superior do Ministério Público no RS está buscando qualificar seus membros para que estes possam fazer frente às estruturas que sustentam hoje o crime organizado no Brasil.   



Durante a abertura oficialmente o Encontro de Capacitação Criminal, na última quarta-feira (09), o Chefe do Ministério Público gaúcho, Mauro Herique Renner, frisou que o crime “está mais moderno, dinâmico e vai em busca de novos mercados”. Renner sublinhou que “o crime apresenta-se como um bom investimento diante da ausência do Estado, da seletividade das investigações, do despreparo de agentes públicos, do afrouxamento da repressão criminal, da falta de resposta e da morosidade do sistema de justiça criminal”. Por isso, a Instituição parte para a difusão do conhecimento, capacitando o maior número de membros. “A atuação do Ministério Público deve ser diferenciada, com a utilização de ferramentas modernas, como banco de dados, rede de inteligência e a tecnologia da informação”, concluiu.



Acordo de Cooperação Técnica



O Ministério da Justiça e o Ministério Público do Rio Grande do Sul firmaram acordo de cooperação técnica para realização de medidas visando à futura implantação na Instituição gaúcha de Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro, com base no modelo do laboratório existente em Brasília. Além da instalação do LAB-RS, o acordo celebrado na noite de quarta-feira, na abertura do evento do MP em Gramado, prevê o intercâmbio de informações e a análise de casos conjuntos.



O documento foi assinado pelo secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, que elogiou a determinação do Ministério Público para trazer uma unidade do laboratório para o Estado, e pelo procurador-geral de Justiça, Mauro Henrique Renner.



Durante os três dias do encontro, que encerra nesta sexta-feira (11), foram realizadas palestras com debates que trouxeram uma nova dinâmica de trabalho, centrados nos seguintes temas: crimes eletrônicos, júri, drogas e investigação criminal. Destaque para as oficinas de Júri Criminal, Investigação Criminal, coordenada pela vice-presidente Carmen Conti, Crimes Virtuais e Tráfico. Os grupos puderam conhecer o trabalho dos agentes do Ministério Público que já atuam na área do crime, proporcionando troca de experiências. 



O presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Antonio Gustavo Rodrigues, foi o palestrante da noite. Ao falar sobre “Investigação Criminal e o Combate ao Crime Organizado”, chamou a atenção do público pelo enfoque financeiro. Ou seja: o crime deve ser olhado não só pelo aspecto penal, mas também pelo lado financeiro. Ele defendeu que “o estrangulamento das fontes financeiras das organizações criminosas é uma forma importante de combate”. Antonio Rodrigues disse, ainda, que o crime deve ser estancado pela sua finalidade, porque quando um criminoso rouba quer transformar o produto em dinheiro.



A meta do encontro, promovido pela Subprocuradoria-Geral de Justiça Institucional, CAO/Criminal e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, é oportunizar um espaço de aprendizagem de conteúdos de matéria criminal, especialmente focados em assuntos necessários à realização dos objetivos constantes do mapa estratégico do Ministério Público.


Últimas notícias
/arquivos/projeto pescar
Loading...
Notícias

AMP/RS participa da inauguração da nova sede Fundação Projeto Pescar

26/11/2024
/arquivos/1
Loading...

Dia da Consciência Negra – compromisso com a igualdade, a justiça e a dignidade humana

22/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-18 at 12.53.52
Loading...

História Associativa

18/11/2024
/arquivos/7cc6c2_0b9e44e452ed4c3fbacf282e990d0aec~mv2
Loading...

AMP/RS realiza cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e Conselho de Representantes para o biênio 2024-2026

18/11/2024