Empossados 11 novos promotores de Justiça
Tomaram posse nesta terça-feira, 12 de setembro, 11 promotores de Justiça aprovados no 49º concurso realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. O auditório Mondercil Paulo de Moraes recebeu familiares, convidados e autoridades que prestigiaram a condução ao cargo dos novos integrantes do MP gaúcho. Durante a cerimônia, conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, estiveram presentes o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, e a vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira.
Discursando em nome dos promotores de Justiça empossados, Luiz Flávio Barbieri reforçou a necessidade de combater os ataques sofridos pela Instituição e seus membros, e também a importância do papel do promotor de Justiça junto às comunidades em que atua. “É necessário que tenhamos consciência social. Que não vejamos nossos casos apenas como um número de processo em uma capa, mas sim como uma história de vida que está em nossas mãos, depois de tantas outras mãos terem sido utilizadas para negar um direito básico de justiça”, ressaltou.
Na sequência, o procurador-geral de Justiça salientou a força da Instituição, além de destacar o papel das famílias no apoio para a conquista da vaga no concurso. “O desafio não é pequeno. Essa é uma vitória que é de vocês e das famílias, porque ninguém chega nesse estágio sozinho. Mas passados tantos anos de estudo, privações, dedicação e sacrifícios, chegou a hora de vocês darem esse passo, que talvez sejam os mais importantes da vida de vocês. É uma instituição que é referência, que é fundamental e que trabalha para ajudar as pessoas”, disse Alexandre Saltz.
Também foram empossados: Pedro Henrique Staudt Silva, Thiago Loureiro Pires de Abreu, Gustavo Blumer Alves, Vitor Casasco Alejandre de Almeida, Maria Luísa Vieira Peretti, Bárbara Bisogno Paz, Andressa Maurente da Costa Garcia, Ana Claudia Duarte Nunes Ribeiro Silva, Lais Saboia Souto e Danilo Oliveira Carilli.