Tipo:
Notícias
Em visita, promotora agradece apoio da AMP/RS e institucional por mestrado
.
A promotora de Justiça de Estrela Andrea Almeida Barros visitou a AMP/RS
nesta semana, quando foi recebida pelo presidente da entidade de
classe, Sérgio Harris. Na oportunidade, ela entregou uma cópia de sua
dissertação de mestrado em Ambiente e Desenvolvimento e agradeceu pela
bolsa parcial de estudos com a qual foi contemplada pela Associação e
pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público
(CEAF).
A promotora de Justiça de Estrela Andrea Almeida Barros visitou a AMP/RS nesta semana, quando foi recebida pelo presidente da entidade de classe, Sérgio Harris. Na oportunidade, ela entregou uma cópia de sua dissertação de mestrado em Ambiente e Desenvolvimento e agradeceu pela bolsa parcial de estudos com a qual foi contemplada pela Associação e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público (CEAF).
O trabalho, intitulado Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari Conduzido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, foi desenvolvido ao longo de dois anos no Centro Universitário Univates. Andrea também manifestou gratidão pelas indicações para atuar como palestrante em eventos apoiados pela AMP/RS.
O ESTUDO
A dissertação surgiu do encontro entre o desejo de Andrea em retomar a atividade acadêmica e o envolvimento profissional com as questões ambientais na Promotoria de Justiça de Estrela, onde assumiu em março de 2014. Naquela época, estava em andamento projeto denominado Corredor Ecológico, que visava a adequar as necessidades de recuperação da mata ciliar no entorno das pequenas propriedades rurais da região e que envolvia a assinatura de milhares de Termos de Ajustamento de Coduta entre o Ministério Público e os proprietários de terras.
Andrea sentiu a necessidade de promover alterações nos rumos do projeto, que estavam em conflito com a legislação do Novo Código Florestal. "Nesse período, reuni elementos para reformatar o projeto, embasá-lo cientificamente e seguir com o trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo Ministério Público na questão ambiental", conta.
No ano passado, Andrea foi designada promotora da Promotoria Regional de Meio Ambiente da Bacia Taquari-Antas, criada em setembro, e alterou o nome do Projeto Corredor Ecológico para Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari. Agora, a dissertação também vai virar livro. O título, Recuperação da Mata Ciliar: um olhar entre a sustentabilidade e a legislação ambiental, está sendo trabalhado pela Editora Lúmen Juris e deverá ser lançado em agosto.
Últimas notícias
Loading...