Em Frederico Westphalen, Semana do Ministério Público encerra ciclo de atividades do ano comemorando 40 anos de atuação
A cidade de Frederico Westphalen foi palco da última edição da Semana do Ministério Público de 2024, tradicional evento promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), que neste ano celebrou seus 40 anos de trajetória. Iniciada em março, a jornada percorreu mais de 5,5 mil quilômetros, passando por onze municípios e promovendo 27 debates, consolidando-se no calendário jurídico gaúcho. Ao longo de quatro décadas, a Semana do Ministério Público tornou-se um pilar essencial para fortalecer os vínculos entre o Ministério Público, a academia e a sociedade.
"Este ano foi especialmente significativo para a AMP/RS, pois comemoramos os 40 anos ininterruptos da Semana do Ministério Público. Esse projeto vitorioso, que começou em Santa Cruz do Sul em 1984, expandiu-se por todos os cantos do Rio Grande do Sul, solidificando a presença e a atuação da nossa Instituição em solo gaúcho", destacou o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares.
Com ampla participação do público, a edição da Semana em Frederico Westphalen começou na quinta-feira com a apresentação "Mitos da Execução Penal", conduzida pela promotora Alessandra Moura Bastian da Cunha. Durante o debate, foram abordados o papel da Instituição na supervisão do cumprimento das penas e a importância de políticas públicas que promovam a justiça e a dignidade humana no contexto penal. Na noite de sexta-feira, aconteceu a apresentação de encerramento, intitulada "Atos de Violência Extrema no Ambiente Escolar: Causas e Perspectivas", ministrada pelo procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
Coordenador do evento, o vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, celebrou os resultados alcançados ao longo do extenso calendário de atividades. "Encerramos com chave de ouro, cumprindo mais uma vez nosso papel essencial de promover a troca de experiências e ampliar o entendimento sobre o trabalho indispensável do Ministério Público para a sociedade, iluminando temas que impactam o cotidiano das pessoas", ressaltou.
Responsável pela organização do último encontro, a promotora de Justiça Michele Tais Kufner também destacou o sucesso da realização. "Estamos felizes em encerrar essa série de atividades em Frederico Westphalen, oferecendo aos estudantes e à comunidade uma visão aprofundada do trabalho do Ministério Público", afirmou. Organizado em parceria com o curso de Direito da URI, o evento contou com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).
Calendário de Atividades
Neste ano, a Semana do Ministério Público foi realizada nas cidades de São Borja, Taquara, Bagé, São Luiz Gonzaga, Santa Cruz do Sul, Guaíba, Cachoeira do Sul, Pelotas, Nova Prata, Torres e Frederico Westphalen.