Menu de serviços

Em Frederico Westphalen, Semana do Ministério Público encerra ciclo de atividades do ano comemorando 40 anos de atuação

Ao longo de quatro décadas, evento se consolidou como um pilar para fortalecer os vínculos entre o Ministério Público, a comunidade acadêmica e a sociedade gaúcha
25/10/2024 Atualizada em 31/10/2024 17:57:00
Compartilhe:
WhatsApp Image 2024-10-25 at 12.51.53

A cidade de Frederico Westphalen foi palco da última edição da Semana do Ministério Público de 2024, tradicional evento promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), que neste ano celebrou seus 40 anos de trajetória. Iniciada em março, a jornada percorreu mais de 5,5 mil quilômetros, passando por onze municípios e promovendo 27 debates, consolidando-se no calendário jurídico gaúcho. Ao longo de quatro décadas, a Semana do Ministério Público tornou-se um pilar essencial para fortalecer os vínculos entre o Ministério Público, a academia e a sociedade.


"Este ano foi especialmente significativo para a AMP/RS, pois comemoramos os 40 anos ininterruptos da Semana do Ministério Público. Esse projeto vitorioso, que começou em Santa Cruz do Sul em 1984, expandiu-se por todos os cantos do Rio Grande do Sul, solidificando a presença e a atuação da nossa Instituição em solo gaúcho", destacou o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares.


Com ampla participação do público, a edição da Semana em Frederico Westphalen começou na quinta-feira com a apresentação "Mitos da Execução Penal", conduzida pela promotora Alessandra Moura Bastian da Cunha. Durante o debate, foram abordados o papel da Instituição na supervisão do cumprimento das penas e a importância de políticas públicas que promovam a justiça e a dignidade humana no contexto penal. Na noite de sexta-feira, aconteceu a apresentação de encerramento, intitulada "Atos de Violência Extrema no Ambiente Escolar: Causas e Perspectivas", ministrada pelo procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).


Coordenador do evento, o vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, celebrou os resultados alcançados ao longo do extenso calendário de atividades. "Encerramos com chave de ouro, cumprindo mais uma vez nosso papel essencial de promover a troca de experiências e ampliar o entendimento sobre o trabalho indispensável do Ministério Público para a sociedade, iluminando temas que impactam o cotidiano das pessoas", ressaltou.


Responsável pela organização do último encontro, a promotora de Justiça Michele Tais Kufner também destacou o sucesso da realização. "Estamos felizes em encerrar essa série de atividades em Frederico Westphalen, oferecendo aos estudantes e à comunidade uma visão aprofundada do trabalho do Ministério Público", afirmou. Organizado em parceria com o curso de Direito da URI, o evento contou com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).


Calendário de Atividades


Neste ano, a Semana do Ministério Público foi realizada nas cidades de São Borja, Taquara, Bagé, São Luiz Gonzaga, Santa Cruz do Sul, Guaíba, Cachoeira do Sul, Pelotas, Nova Prata, Torres e Frederico Westphalen.







Últimas notícias
/arquivos/733e76307aa34c990995f630dcd0cac5470cbd87
Loading...

NOTA DE PESAR

21/01/2025
/arquivos/AMP_6366
Loading...

Entrevista com o presidente da AMP/RS é destaque no Jornal do Comércio

21/01/2025
/arquivos/Visita da FMP
Loading...
Notícias

AMP/RS recebe visita do presidente da FMP

21/01/2025
/arquivos/56e4bfc3-f6fe-41e9-9952-a884c2bffc2f
Loading...

Ingressos já estão disponíveis para a Confraternização no Litoral

17/01/2025