Em coletiva de imprensa, MPRS anuncia prisão de suspeitos do atentado contra o promotor Jair João Franz
O Ministério Público e os órgãos de segurança do Estado concederam, nesta quinta-feira, 24 de agosto, uma coletiva de imprensa para anunciar a prisão de três pessoas investigadas pelo envolvimento no atentado contra o promotor de Justiça Jair João Franz, em Teutônia. Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou a agilidade da resposta dada ao ataque.
O vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, esteve presente na cidade, posicionando-se sobre a necessidade de que, além da punição dos autores do atentado, as forças de segurança e o sistema de justiça promovam um amplo debate sobre a segurança de seus agentes e adotem medidas efetivas para que atos dessa natureza não se repitam.
Após operação do MPRS – por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – e da Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar e do Instituto-Geral de Perícias, duas pessoas foram presas preventivamente e uma temporariamente nas cidades de Teutônia, Arroio dos Ratos e Bom Retiro do Sul. Além disso, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na casa de outras pessoas e deferido o pedido do MPRS para coleta de material genético deles para confronto com o material recolhido no local do crime.
A ofensiva foi conduzida pelo coordenador dos Gaecos e do Núcleo de Inteligência do MPRS, André Dal Molin, e teve a participação dos promotores de Justiça João Afonso Silva Beltrame, Manoel Figueiredo Antunes, Gerson Luís Kirsch Daiello Moreira e Rogério Meirelles Caldas.
Na coletiva de imprensa, além do PGJ e de Dal Molin, compuseram a mesa de autoridades o secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron; o chefe de Polícia, Fernando Antônio Sodré de Oliveira; o comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio dos Santos Feoli; a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias, Marguet Inês Hoffmann Mittmann; e os delegados Juliano Stobbe e Shana Luft Hartz.
Também estiveram presentes em Teutônia o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPRS, Luciano Vaccaro; e a corregedora-geral do MPRS, Eva Margarida Brinques de Carvalho.
Após a fala dos responsáveis pela investigação, os integrantes do Gaeco, NIMP, Administração Superior e Corregedoria do MP, bem como os Promotores de Justiça da região e o vice-presidente da AMP/RS receberam o colega Jair João Frantz na sede da Promotoria de Justiça de Teutônia, prestando-lhe apoio e transmitindo-lhe solidariedade, afiançado que o atentado por ele sofrido atingiu a todos, motivando e reforçando o sentimento de unidade da classe.