Em artigo publicado na Zero Hora, presidente celebra os 40 anos da Semana do Ministério Público
Com a proximidade dos 40 anos da Semana do Ministério Público, mais tradicional projeto da AMP/RS, o presidente da entidade, João Ricardo Santos Tavares, assinou um artigo que celebra as quatro décadas da iniciativa na edição do jornal Zero Hora de terça-feira, 12 de março.
Desde a sua criação, quando os então promotores de Justiça Agenor Casaril, Cláudio Barros Silva e Tibiriçá Brum Pires levaram sua ideia para dentro da Universidade de Santa Cruz do Sul, o projeto vem aproximando membros do Ministério Público, estudantes do Direito e as comunidades dos municípios por onde passa.
Confira a íntegra do artigo:
Décadas de fomento ao aprimoramento do Direito
O ano de 2024 é um marco para a Associação do Ministério Público do RS, entidade que há mais de oito décadas congrega e defende promotores e procuradores de Justiça na luta pela manutenção de suas prerrogativas e pela sua atuação independente em prol da sociedade gaúcha. Este ano é especial pois celebramos os 40 anos da Semana do Ministério Público, um dos mais tradicionais projetos da entidade. Criada em 1984, pelos então promotores de Justiça Cláudio Barros Silva, Tibiriçá Brum Pires e Agenor Casaril, a iniciativa busca, em parceria com as instituições de ensino superior, aproximar os membros do Ministério Público da comunidade acadêmica.
Além de disseminar o conhecimento acerca da Instituição, de suas funções constitucionais e da relevância do seu papel social, o projeto promove a troca de conhecimento entre promotores e procuradores de Justiça e os futuros operadores do Direito. É uma forma de demonstrar aos estudantes como a Instituição é necessária para o sistema de Justiça, para a manutenção do Estado Democrático de Direito e esteio de sustentação para a sociedade com atuação em diferentes frentes.
A Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul, cidade onde o projeto nasceu, completa quarenta anos sendo realizada de forma ininterrupta. De lá para cá, a iniciativa vem ganhando espaço nos quatro cantos do Rio Grande. Nem mesmo durante a pandemia houve interrupção do encontro, que foi adaptado para a forma online.
Há menos de um mês do início para o cronograma de 2024, teremos a Semana do MP de São Borja, marcada para 25 e 26 de março, que receberá o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, na sua abertura. Ao receber o chefe da Instituição, o projeto demonstra a sua magnitude e importância para a formação dos estudantes de Direito.
Ao longo dos anos, a Semana se consolidou como espaço de importantes debates dos temas jurídicos em voga na academia. A cada ano, a iniciativa amplia parcerias, agregando mais vozes e olhares interessados no Direito.
Quando se discute e se aprimora o saber jurídico, quem ganha é a sociedade em geral.