Tipo:
Notícias
Eduardo de Lima Veiga é escolhido procurador-geral de Justiça
O procurador de Justiça Eduardo de Lima Veiga foi escolhido pelo governador Tarso Genro para o cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2011-2013. O anúncio ocorreu no final da manhã, após uma conversa no Palácio Piratini, na qual Veiga foi comunicado sobre a escolha pessoalmente por Tarso. A cerimônia de posse será no dia 4 de abril.
O procurador de Justiça Eduardo de Lima Veiga foi escolhido pelo governador Tarso Genro para o cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2011-2013. O anúncio ocorreu nofinal da manhã, após uma conversa no Palácio Piratini, na qual Veiga foi comunicado sobre a escolha pessoalmente por Tarso. A cerimônia de posse será no dia 4 de abril.
Para a definição, o governador considerou os aspectos da construção de um diálogo institucional envolvendo o Governo do Estado, o Ministério Público e os prefeitos; possibilidade da construção efetiva de uma parceria do Ministério Público Estadual com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas, Polícia Civil e Brigada Militar no combate ao crime organizado e à corrupção; fortalecimento da integração entre os órgãos de investigação e realização de ações conjuntas; e o apoio à instalação e constituição do Pacto República do Gaúcho. O governador ressaltou que a autonomia da instituição será respeitada e fortalecida para o pleno desempenho das atribuições constitucionais de seus integrantes.
Depois de ser confirmado pelo governador, Veiga concedeu entrevistas a diversos veículos de comunicação, projetando as ditretrizes e prioridades de sua gestão. O novo procurador-geral de Justiça se comprometeu a atuar com foco especial em três temas: o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e à sonegação fiscal, o fortalecimento dos sistemas de educação e de saúde, além da abertura do diálogo com representantes de movimentos sociais. Veiga também pretende valorizar a atuação das promotorias criminais do Ministério Público.
De Fortaleza, onde participa da IV Conferência Regional para a América Latina da International Association of Prosecutors, o presidente em exercício da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, cumprimentou o novo procurador-geral pela indicação. O dirigente destacou que a classe deposita grande expectativa em relação à condução do Ministério Público nos próximos dois anos. "Acreditamos na capacidade do novo procurador-geral. Temos convicção de que ele fará uma administração adequada aos anseios dos membros do Ministério Público", disse Azevedo.
Veiga tem 48 anos, é formado pela Faculdade de Direito da UFGRS e pós graduado pela Universidade George Washington. Lecionou Direito Civil, Direito Penal e Processual Penal. Ingressou no Ministério Público em 1989. Passou por Guaiba e Uruguaiana, Em porto Alegre foi promotor-assessor na Procuradoria de Prefeitos e na Assessoria Jurídica do PGJ, titular da 11ª Promotoria de Justiça Criminal e Coordenou o Centro de Apoio Operacional Criminal. Foi Subprocurador-Geral de Justiça. É membro do Conselho Superior do MP e do Órgão Especial do Colégio de Procuradores.
Últimas notícias
Loading...
Loading...