Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Dois clássicos na pauta dos Encontros Literários da AMP/RS

Dois novos títulos foram anunciados para os próximos Encontros Literários da AMP/RS. O primeiro deles é do gaúcho Tabajara Ruas, “Netto perde sua alma”, romance histórico que narra a saga do general brasileiro Antônio de Souza Netto, ferido na Guerra do Paraguai. Em recuperação no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina, ele percebe coisas estranhas acontecendo ao seu redor. Tabajara Ruas recupera uma época ao imaginar a vida do herói farroupilha que participou de todas as guerras de fronteira e das revoluções que tumultuaram a região sul do Brasil no século passado. Contudo, segundo o autor, as notas biográficas a seu respeito não são exatas. É antes de tudo, uma ficção histórica sobre um tempo histórico. Em 2001, o próprio autor do romance dirigiu o filme homônimo ao livro, em parceria com o cineasta Beto Souza. A discussão sobre “Netto perde sua Alma acontecerá no dia 26 de outubro.
21/09/2017 Atualizada em 21/07/2023 11:03:16
Compartilhe:
1506542815.jpg
netto_perde_sua_alma.gifDois novos títulos foram anunciados para os próximos Encontros Literários da AMP/RS. O primeiro deles é do gaúcho Tabajara Ruas, “Netto perde sua alma”, romance histórico que narra a saga do general brasileiro Antônio de Souza Netto, ferido na Guerra do Paraguai. Em recuperação no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina, ele percebe coisas estranhas acontecendo ao seu redor. Tabajara Ruas recupera uma época ao imaginar a vida do herói farroupilha que participou de todas as guerras de fronteira e das revoluções que tumultuaram a região sul do Brasil no século passado. Contudo, segundo o autor, as notas biográficas a seu respeito não são exatas. É antes de tudo, uma ficção histórica sobre um tempo histórico. Em 2001, o próprio autor do romance dirigiu o filme homônimo ao livro, em parceria com o cineasta Beto Souza. A discussão sobre “Netto perde sua Alma acontecerá no dia 26 de outubro.



o_amante_de_lady_chatterley.gifO segundo livro com discussão programada para ocorrer no dia 30 de novembro é o clássico do modernismo inglês, “O amante de Lady Chatterley”, de D. H. Lawrence. O romance se passa na Inglaterra pós-Primeira Guerra Mundial, um país em rápida modernização, transformando-se em potência capitalista. São os últimos anos da hegemonia britânica, antes da ascensão americana. Sua personagem principal é Constance (Lady Chatterley), jovem burguesa de formação livre e intelectual que se casa com o aristocrata Clifford, dono de minas de carvão em Wrgaby. Depois da participação na guerra, Clifford volta impotente e em uma cadeira de rodas e Constance – que havia perdido a virgindade antes do casamento – passa a ter uma vida estéril, vazia e sem emoção. Incapaz de encontrar o equilíbrio entre a felicidade física e a felicidade espiritual, Lady Chatterley encontra a alegria nos braços do guarda-caças Oliver Mellors, por quem irá se apaixonar lentamente. A publicação do livro causou escândalo devido às cenas explícitas de sexo.

Últimas notícias
/arquivos/reunião da Diretoria Ampla
Loading...

AMP/RS realiza reunião da Diretoria Ampla de julho

05/07/2024
/arquivos/XVI CONGRESSO ESTADUAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Loading...

Abertas as inscrições para o XVI Congresso Estadual do Ministério Público

04/07/2024
/arquivos/Homenagem Judiciario
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia homenagem do Judiciário a desembargadores que irão se aposentar

04/07/2024
/arquivos/Departamento do Memorial
Loading...
Notícias

Departamento do Memorial promove reunião na sede da AMP/RS

03/07/2024