Tipo:
Notícias
Documento sobre a dívida do Estado com a União é entregue ao governador
O governador Tarso Genro recebeu, nesta quarta-feira, o manifesto assinado pelas 68 entidades integrantes da campanha Dívida do RS: Vamos passar a limpo essa conta!. A entrega ocorreu durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). Para o vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Sérgio Harris, que acompanha e participa intensamente das discussões acerca do tema, o movimento tem grande importância para o futuro da economia e, em consequência, para a comunidade.
O governador Tarso Genro recebeu, nesta quarta-feira, o manifesto assinado pelas 68 entidades integrantes da campanha Dívida do RS: Vamos passar a limpo essa conta!. A entrega ocorreu durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). O chefe do Executivo concordou com os dados sobre a capacidade do Estado para investimentos – apenas R$ 1 bilhão, contra R$ 2,5 bilhões pagos ao Governo Federal em 2011 – e observou que é preciso negociar a dívida com a União para que o Rio Grande do Sul possa garantir reajustes como o do Magistério, em discussão na Justiça, e manter as finanças equilibradas.
Para o vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Sérgio Harris, que acompanha e participa intensamente das discussões acerca do tema, o movimento tem grande importância para o futuro da economia e, em consequência, para a comunidade. "O diferencial deste movimento é que conseguimos unir os mais variados setores da sociedade gaúcha em busca de um objetivo comum e justo. Espero que a mobilização prossiga e alcance os resultados que almejamos".
O presidente da Ajuris, Pio Giovani Dresch, que fez a entrega do documento ao governador, argumentou que a revisão dos termos da dívida é urgente. "Ao fazer essa manifestação, demonstramos nossa preocupação e também nosso apoio ao Governo do Estado na busca de soluções para esse problema”, destacou Dresch.
Ao fim do encontro, uma proposta de recomendação sobre a educação do RS, sugerida pela Comissão Temática que trata do assunto, foi aprovada pelos conselheiros. O texto também menciona o problema da dívida pública dos Estados com a União pedindo que o Governo gaúcho reforce o processo de renegociação. De outro lado, sugere que a Federação retire os gastos com a saúde e a educação da base do cálculo da dívida dos estados brasileiros, que no RS equivale a 13% da receita líquida.
Últimas notícias
Loading...
Loading...