Diretoria da AMP/RS reforça processo de interiorização junto a colegas do noroeste gaúcho
Em mais uma etapa das ações de interiorização da AMP/RS, a diretoria-executiva da entidade esteve, nesta semana, na região noroeste do Estado. Na oportunidade, o presidente, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, e o vice Sérgio Harris conversaram com promotores das comarcas de Cruz Alta e Ijuí. No município de Santo Ângelo, os dirigentes, acompanhados pelo procurador-geral de Justiça e pela chefe de gabinete, Isabel Barrios Bidigaray, participaram de reunião com integrantes do Núcleo associativo das Missões.
Em outra frente, na quarta-feira à noite, Azevedo e Veiga falaram para alunos e professores, além de colegas da classe, durante o XV Simpósio de Estudos Jurídicos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Santo Ângelo. No encontro, o líder associativo aproveitou para pedir o apoio contra a PEC 37, que tem como objetivo alijar o Ministério Público de qualquer investigação no campo criminal. "Na nossa visão, isso é um estímulo à impunidade. A sociedade estaria privada de um valioso instrumento de combate à corrupção", observou.
COMBATE À CORRUPÇÃO
Eduardo Veiga proferiu a palestra de encerramento, abordando o tema Combate à Corrupção. Através de um resgate histórico, o procurador-geral contextualizou o papel do Ministério Público na sociedade e no enfrentamento à corrupção. Ele também apresentou o Mapa Estratégico da Instituição, que tem como um dos seus destaques o combate à corrupção. Enumerou ações e iniciativas desenvolvidas com este fim como a criação dos Gaecos, a possibilidade da criação de Promotorias Especializadas no combate à corrupção e o trabalho do Núcleo de Inteligência, entre outros. "O que nossa Instituição faz é tentar conciliar democracia e respeito à ordem jurídica, dilema que os promotores de Justiça vivem todos os dias", afirmou.
GRANDE PÚBLICO
Prestigiaram o evento, cuja mesa foi coordenada pelo promotor de Justiça Júlio Maggio Stürmer, a chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Isabel Barrios Bidigaray; e o vice-presidente do AMP/RS, Sérgio Hiane Harris. Ainda, os promotores de Justiça Hélder Muller Estivalete, Carlos Augusto Cardoso Moraes, José Garibaldi Evangelho Simões Machado, Márcio Rogério de Oliveira Bressan, Paula Regina Mohr e Rosangela Corrêa da Rosa, Raquel Marchiori Dias, Pablo da Silva Alfaro, Gustavo Fava Ferrari, Heitor Stolf Jr, Janor Lerch Duarte, Marcelo Augusto Squarça, Renato Moura Tirapelle, Gustavo Burgos de Oliveira, Nilton Kacstin dos Santos e Leandro Capaverde Pereira.