Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Crack: AMP/RS prepara projeto para enfrentar epidemia social


A Associação do Ministério Público irá apresentar nos próximos meses uma campanha que tem como objetivo enfrentar o crescimento do consumo de crack no Rio Grande do Sul e as suas repercussões sociais. Uma das etapas deste projeto consiste em conhecer e apoiar o trabalho que vem sendo realizado nas promotorias do interior do Estado visando atuar de forma integrada na prevenção, tratamento e repressão do uso desta droga. Com este objetivo, iniciamos hoje a publicação de uma série de matérias para mostrar as diversas maneiras utilizadas pelos promotores na busca de soluções para este problema já considerado uma epidemia social. Nosso primeiro exemplo vem de Rio Grande.

26/03/2009 Atualizada em 21/07/2023 11:02:14
Compartilhe:
1238096255.jpg




A Associação do Ministério Público irá apresentar nos próximos meses uma campanha que tem como objetivo enfrentar o crescimento do consumo de crack no Rio Grande do Sul e as suas repercussões sociais. Uma das etapas deste projeto consiste em conhecer e apoiar o trabalho que vem sendo realizado nas promotorias do interior do Estado, visando atuar de forma integrada na prevenção, tratamento e repressão do uso desta droga. Com este objetivo, iniciamos hoje a publicação de uma série de matérias para mostrar as diversas maneiras utilizadas pelos promotores na busca de soluções para este problema já considerado uma epidemia social.



RIO GRANDE CONTRA O CRACK

Uma reunião realizada no final da tarde de ontem (25), na sede da Universidade Interativa Anhanguera, em Rio Grande, no sul do Estado, começou a moldar uma nova estratégia para combater os efeitos do consumo do crack na sociedade. O encontro, do qual participaram representantes da prefeitura, do Ministério Público, da instituição de Ensino Superior e outras entidades da comunidade local, deverá marcar a adesão de estudantes e professores dos cursos de Psicologia, Administração e Direito da universidade à batalha contra a droga.



O objetivo, segundo o promotor Rodrigo Schoeller de Moraes, é promover a ação integrada de agentes com conhecimentos em diferentes áreas para elaborar e executar planos de prevenção capazes de barrar o ingresso do crack na vida das pessoas ou ainda atuar diretamente com os dependentes químicos.



"Estabelecemos junto à prefeitura que a prioridade do município na área social seria o crack, pelos enormes danos que tem causado. A droga está presente em todos os segmentos sociais, compromete a educação, a cidadania e a economia. Estancar essa chaga é uma necessidade de todos", afirma o promotor.



Com a nova parceria, a meta é suprir a falta de recursos humanos, fundamentais para manter em funcionamento a engrenagem que vem sendo construída desde o início da década na cidade, abrangendo desde as questões ligadas à família e agora mais especificamente o drama do crack. Assim, as medidas planejadas para fazer frente à droga poderiam ser mais eficientes, recuperando os dependentes e protegendo os indivíduos potencialmente expostos à droga pela exclusão social, por exemplo.



O trabalho conjunto entre o Ministério Público, o Poder Executivo, a iniciativa privada e a comunidade rio-grandina no combate ao crack é uma das ações que vêm sendo desencadeadas pelo Estado na luta contra a droga. Outras campanhas ocorrem em municípios como São Sebastião do Caí, Montenegro e Santa Cruz do Sul, congregando diferentes segmentos em torno do mesmo objetivo.





AS AÇÕES

Algumas iniciativas adotadas no combate ao crack em Rio Grande:

- Discussão do problema para fazer o  diagnóstico e o dimensionamento da situação

- Conscientização e mobilização dos agentes públicos, da iniciativa privada e da comunidade para trabalhar de forma organizada e sistêmica, sempre buscando equacionar os danos causados pelo crack

- Arregimentação de recursos humanos qualificados e comprometidos com a luta pela prevenção contra o vício, o tratamento e a repressão ao tráfico da droga

- Formação de um banco de dados como forma de organização e gestão da rede, elencando necessidades e possibilidades, além de subsidiar a elaboração de indicadores capazes de orientar novas ações


Últimas notícias
/arquivos/AMP_4216
Loading...

Novos associados conhecem as instalações da sede administrativa da AMP/RS

27/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-25 at 17.25.10
Loading...

Núcleo de Inovação e Tecnologia promove webinar "Infiltração Online por Malware (Policeware)"

27/11/2024
/arquivos/projeto pescar
Loading...
Notícias

AMP/RS participa da inauguração da nova sede Fundação Projeto Pescar

26/11/2024
/arquivos/1
Loading...

Dia da Consciência Negra – compromisso com a igualdade, a justiça e a dignidade humana

22/11/2024