Tipo:
Notícias
Conscientização sobre consumo de álcool por adolescentes foi tema de ação da Promotoria de São Sepé
Terminou no último sábado (27/09), em São Sepé, a "Semana de
conscientização quanto à proibição da venda e do consumo de bebidas
alcoólicas e outras drogas por crianças e adolescentes". Iniciativa da
Promotoria de Justiça local, o evento teve início no dia 22 e contou com
palestras, panfletagem e atendimento ao público.
Terminou no último sábado (27/09), em São Sepé, a "Semana de conscientização quanto à proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas por crianças e adolescentes". Iniciativa da Promotoria de Justiça local, o evento teve início no dia 22 e contou com palestras, panfletagem e atendimento ao público.
Conforme a promotora de São Sepé Tássia Bergmeyer da Silveira, o evento teve como objetivo atender a uma demanda da população local, que manifestava indignação e preocupação quanto ao consumo desenfreado de álcool por adolescentes na cidade. "A meta era alcançar as mais diversas esferas da sociedade, como escola, pais, adolescentes e órgãos públicos, para que se envolvessem na temática. A partir disso e, tendo em vista que estava marcada a 40ª Expofeira Agropecuária Regional de São Sepé, Formigueiro e Vila Nova do Sul, a Promotoria de Justiça de São Sepé, juntamente dos mais diversos órgãos locais, promoveu a semana de conscientização", observou Tássia.
PALESTRAS A JOVENS
A programação teve uma ampla agenda. Entre os destaques, as palestras da promotora de Justiça de Santa Maria Ivanise Jann de Jesus (foto ao lado) e da psiquiatra Patrícia de Saibro para alunos do Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Clube do Comércio de São Sepé, na quarta-feira. "As palestras foram extremamente proveitosas. Os adolescentes demonstraram interesse em ambas as explanações, tendo formulado diversos questionamentos às profissionais. Além disso, obtendo comentários de alguns professores, soube-se que os alunos, ao assistirem o filme "Minha vida, nossa vida", revelaram preocupação com o uso de drogas, tendo participado de debates e da elaboração de redações, em sala de aula", acrescentou.
No dia 25, houve panfletagem junto a bares da cidade, divulgando a campanha. Segundo Tássia, nos estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, todos os comerciantes mostraram-se receptivos à campanha, muito embora tenham destacado que a grande dificuldade é controlar o fornecimento de bebida pelos próprios amigos dos adolescentes maiores de idade, que adquirem bebidas alcoólicas e entregam a eles.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Ao longo da semana a promotora Tássia (ao centro na foto) e servidores da Promotoria prestaram atendimento ao público no Parque de Exposições Francisco Simões Pires, durante a 40ª Expofeira. Na noite de 26 de setembro, adolescentes foram abordados enquanto assistiam aos shows musicais. "Além de conversarmos com os jovens que ingeriam bebida alcoólica e de encaminhá-los a atendimento com a equipe do CAPS AD que se fazia presente, entramos em contato com os pais a fim de que tomassem ciência do uso de bebida alcoólica por seus filhos. Em geral, os pais mostraram-se receptivos ao nosso chamado e preocupados com os hábitos dos filhos".
Na mesma ocasião, a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal locais realizaram a abordagem de veículos que trafegavam nas proximidades da Expofeira. A ação resultou na autuação de condutores em situação irregular e alcoolizados.
Últimas notícias
Loading...
Loading...