Conheça a Diretoria Executiva da AMP/RS para a gestão 2024-2026
Eleita com o apoio de 94% dos associados, a nova Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) tomou posse no dia 13 de dezembro, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público Estadual. Tendo como bandeira o trabalho, a presença e o propósito, a gestão é presidida pelo promotor de Justiça Fernando Andrade Alves, que tem como principais marcas de sua atuação no Ministério Público um profundo conhecimento sobre a carreira e o foco na inovação.
Saiba mais sobre o novo presidente e sobre os membros da diretoria que comandará a Associação até dezembro de 2026:
FERNANDO ANDRADE ALVES
Presidente
Ingressou na carreira do Ministério Público em 6 de janeiro de 2011, desempenhando suas funções em Caçapava do Sul, São Borja, São Gabriel, Tramandaí, Osório e Passo Fundo. Na AMP/RS, ocupou os cargos de coordenador do Núcleo do Litoral, tesoureiro e vice-presidente de Núcleos nas gestões 2018-2020 e 2020-2022. Na gestão 2022-2024, foi vice-presidente Administrativo e Financeiro. Em maio de 2024, foi eleito presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública para o biênio 2024-2025.
"Com compromisso e visão para o futuro, nossa gestão valorizará o trabalho dos promotores e procuradores de Justiça, defendendo a carreira em todas as esferas e representando a classe com dedicação".
HENRIQUE RECH NETO
Vice-presidente Administrativo e Financeiro
Hoje em Lagoa Vermelha, o promotor de Justiça desempenhou suas funções em diversas cidades ao longo de sua trajetória no Ministério Público, entre elas Itaqui, Farroupilha, Palmares do Sul e Nova Prata. Ingressou na carreira em 7 de abril de 1998. Na AMP/RS, atuou como coordenador do Núcleo de Passo Fundo, assessor legislativo e integrou a Diretoria Executiva nos biênios 2020-2022 e 2022-2024, exercendo a função de vice-presidente de Valorização Funcional.
“Ao continuar no mandato classista e agora como vice-presidente Administrativo Financeiro, meu objetivo é trabalhar com esforço e dedicação para garantir que a gestão financeira e a estrutura organizacional atendam às expectativas dos associados. Além disso, apoiarei o presidente nas tarefas institucionais e na defesa dos associados, para que, ao final do biênio, entreguemos uma gestão que cumpra plenamente os objetivos propostos”.
LUCIANA CANO CASAROTTO
Vice-presidente de Núcleos
Promotora de Justiça desde 2004, atuou ao longo da carreira nas comarcas de Tramandaí, Bagé, Alvorada e Novo Hamburgo. Em junho de 2021, assumiu como coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Educação, Família e Sucessões do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Em 2023, trabalhou na 2ª Auditoria Militar de Porto Alegre e, atualmente, exerce suas funções na Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri da Capital. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem especialização em Economia pela Universidade George Washington (EUA). Antes de assumir como vice-presidente de Núcleos na AMP/RS, atuou como tesoureira da Associação no biênio 2018-2020.
“Ser vice-presidente de Núcleos nesta nova gestão é uma honra e uma oportunidade de fortalecer os vínculos entre nossos associados e a Associação. Tenho o compromisso de atender tanto às demandas gerais da categoria quanto às necessidades específicas de cada colega, em todas as regiões do nosso Estado”.
REGINALDO FREITAS DA SILVA
Vice-presidente de Valorização Funcional
Natural de Porto Alegre, é promotor de Justiça desde 2002. Iniciou a carreira na 1ª Promotoria Criminal de Alegrete e atuou em diversas comarcas, incluindo Gaurama, Encantado, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e Gravataí. Atualmente, está na Promotoria do Tribunal do Júri de Porto Alegre. Foi membro do Conselho de Gestão Compartilhada, integrou a comissão que propôs mudanças legislativas sobre a candidatura de promotores ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, atuou no GAECO, foi promotor-assessor na Administração Superior e coordenou o Núcleo de Inteligência (NIMP).
“Nossa Associação representa a união da classe e, por isso, estamos comprometidos em dialogar com todos para superar os desafios. Queremos uma AMP/RS ainda mais próxima e proativa, atendendo às necessidades dos associados. Com 22 anos de experiência no Ministério Público, sei que é essencial promover mudanças que beneficiem a classe e a sociedade. É uma honra liderar, junto com o Fernando, uma das principais entidades associativas do Estado e do País, lutando pelas melhorias necessárias e defendendo os direitos de todos”.
KARINE CAMARGO TEIXEIRA
Vice-presidente de Relações Institucionais
Ingressou na carreira do Ministério Público em 31 de março de 2014. Atualmente, atua em Tramandaí e, em abril de 2024, foi promotora de Justiça no Tribunal do Júri do caso Miguel, que teve ampla repercussão na imprensa. Já exerceu suas atividades nos municípios de Mostardas, Dom Pedrito e Vacaria. No âmbito da Associação do Ministério Público, foi coordenadora do Núcleo do Litoral e atuou como vice-presidente de Relações Institucionais da AMP/RS durante a gestão de 2022-2024.
“Nesta nova gestão, renovamos nosso compromisso com nossa classe, com promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça, em todas as etapas de suas carreiras. A Associação é uma entidade singular, que busca agregar, unir e estreitar laços entre todos, sem perder de vista enaltecer, defender, reivindicar e proteger os interesses da nossa categoria”.
JULIA ILENIR MARTINS
Vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento
Natural de Porto Alegre, é formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Ritter dos Reis, graduando-se em 1983. Sua carreira no Ministério Público começou em 1988. Desde então, passou por diversas comarcas, incluindo Ronda Alta, Cachoeirinha, Canoas e Porto Alegre, onde exerceu as funções de promotora de Justiça substituta, promotora titular e procuradora de Justiça. Foi vice-presidente Social da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul na gestão 2008-2010.
“Sinto-me honrada e comprometida. A confiança que recebi através dos votos é um grande desafio e um privilégio. Vou dar o meu melhor para exercer minha função buscando promover o bem-estar do associado, fomentar o diálogo e, juntos, buscarmos a união e a solidariedade associativa”.
GUACIRA ALMEIDA MARTINS
Vice-presidente de Jubilados
Ingressou na carreira em 30 de dezembro de 1991, exercendo suas atribuições em Cerro Largo, Rosário do Sul, Uruguaiana, Caxias do Sul e Porto Alegre, atuando também na Corregedoria do Ministério Público durante seis anos. Após 27 anos, aposentou-se de suas funções em 8 de março de 2019. Com extensa participação no âmbito associativo, Guacira atuou como assessora social da AMP/RS de 2006 a 2008. Na gestão 2010-2012, exerceu a função de vice-presidente Social e, na gestão seguinte (2012-2014), ocupou o cargo de diretora de Valorização Funcional. De 2020 a 2022, foi ouvidora da entidade e, na última gestão (2022-2024), exerceu o cargo de vice-presidente de Jubilados.
“Sinto-me honrada com a confiança dos colegas; estou ainda mais convicta de que há muito a fazer e a avançar em relação aos aposentados e pensionistas. Temos planos de reuniões periódicas, restritas a esta pasta, com o objetivo de trabalhar em conjunto, visando mais união e a busca de ideias e soluções para as nossas reivindicações. Igualmente, continuaremos a caminhar ao lado dos colegas aposentados em nível nacional, visando discutir e apresentar caminhos viáveis ao alcance de nossos propósitos, pois, sem dúvida, nesse atual cenário, os aposentados e pensionistas têm sido os maiores prejudicados”.
Também fazem parte da gestão para o biênio 2024-2026:
Titulares do Conselho de Representantes:
- Carlos Eduardo Vieira da Cunha
- Fernando César Sgarbossa
- Márcia Regina Nunes Vilanova
- Miguel Bandeira Pereira
- Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto
Suplentes do Conselho de Representantes:
- Frederico Carlos Lang
- Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca
- Raynner Salles de Meira
Secretária-geral:
- Maria Cristina C. Moreira de Oliveira
Núcleo de Inovação e Tecnologia:
- Júlia Flores Schütt
- Márcio Abreu Ferreira e Cunha
- Roberto Carmai Duarte Alvim Júnior
Assessores Especiais:
- Cláudio Barros Silva
- Cristiano Ledur
- Felipe Teixeira Neto
Assessores Especiais para Assuntos Legislativos:
- Álvaro Luiz Poglia
- Ricardo Vaz Seelig
Assessores Especiais para Tradições Gaúchas:
- José Nilton Costa de Souza
- José Quintana Freitas
- Pedro Rui da Fontoura Porto
Diretores da Sede Campestre:
- Antonio Carlos Paiva Hornung
- Gilberto Antônio Montanari
Diretor de Esportes:
- Fernando de Araújo Bittencourt
Assessores do Diretor de Esportes:
- Rogério Roque Weiler
- Marcelo Fagundes Fischer
- Neidemar José Fachinetto
Diretora de Esportes:
- Angela Caren Dal Pos
Diretor de Defesa de Prerrogativas:
- Bill Jerônimo Scherer
Diretora do Departamento de Mulheres:
- Simone Mariano da Rocha
Vice-Diretora Diretora do Departamento de Mulheres:
- Carla Carrion Frós
Diretora Cultural:
- Angela Caren Dal Pos
Diretora de Convênios:
- Priscilla Ramineli Leite Pereira
Assessora de Jubilados:
- Carmen Silvia Reis Conti
Diretora do Memorial:
- Maria Ignez Franco Santos
Diretora de Pensionistas:
- Maria Alice Costa Hofmeister
Diretor de Mútua e Assistencial:
- Cezar Antonio Rigoni
Diretor da Revista do Ministério Público:
- Michael Schneider Flach
Vice-Diretor da Revista do Ministério Público:
- Rodrigo da Silva Brandalise
Conselho Editorial Revista do Ministério Público:
- Andrea Almeida Barros
- Annelise Monteiro Steigleder
- Charles Emil Machado Martins
- Fábio Roque Sbardellotto
- Júlia Flores Schütt
- Luciano de Faria Brasil
- Márcio Schlee Gomes
- Vinícius de Melo Lima
Jornal Réplica:
- Mário Cavalheiro Lisbôa
COORDENADORES E SUBCOORDENADORES DE NÚCLEO:
- Campanha: José Eduardo Gonçalves e Ângela Hackbart Conde
- Costa Doce: Flávia Quiroga Quintas e Francisco Saldanha Lauenstein
- Cruz Alta: Daniel Mattioni e Fernando Freitas Consul
- Erechim: Guilherme Martins de Martins e Adriano Luís de Araújo
- Fronteira Oeste: Pablo da Silva Alfaro
- Grande Porto Alegre: Caroline Spotorno da Silva e Dorani Borges Medeiros
- Litoral: Luziharin Carolina Tramontina e Márcio Roberto Silva de Carvalho
- Missões: Janor Lerch Duarte e Leandro Capaverde Pereira
- Palmeira das Missões: Ronaldo Adriano de Almeida Arbo e Manuela Paradeda Montanari
- Passo Fundo: Cristiane Cardoso e Cleonice Rodrigues Aires
- Pelotas: Rudimar Tonini Soares e Aljacira Lima Terra
- Porto Alegre: Neidemar José Fachinetto e Cinara Vianna Dutra Braga
- Rota da Serra: Priscilla Raminelli Pereira e Evandro Lobato Kaltbach
- Santa Cruz do Sul: Érico Fernando Barin e Débora Jaeger Becker
- Santa Maria: Joel Oliveira Dutra e Ricardo Lozza
- Serra: Eduardo Só dos Santos Lumertz e Luís Augusto Gonçalves Costa
- Vale do Taquari: Diego Prux e Sérgio da Fonseca Diefenbach