Concurso cultural leva tabagismo e álcool à discussão nas escolas de Santa Maria
Preocupadas com os índices de consumo de álcool e cigarros por adolescentes em Santa Maria, a Câmara de Vereadores local e a Associação do Ministério Público lançaram uma iniciativa conjunta, com o objetivo de estimular a reflexão dos estudantes das redes pública e privada acerca do problema. Através do concurso cultural "Bebida é a solução?", os jovens da 8ª série do Ensino Fundamental e do 1° ano do Ensino Médio poderão concorrer nas categorias escrita (conto, redação ou poema), vídeo, desenho ou logomarca.
Conforme a promotora de Justiça Ivanise Jann de Jesus, que atua em Santa Maria e é uma das idealizadoras do concurso, levantamento do IBGE feito em 2010 apontou que 16% dos adolescentes que residem no município já se envolveram com alguma dessas drogas. "Diante desses dados, o projeto tem o interesse de motivar nos adolescentes uma reflexão sobre o problema, através de ações educativas e lúdicas nas escolas. Os trabalhos também ajudarão os trabalhadores das áreas da saúde, educação e justiça a repensar suas posturas em relação aos adolescentes", acrescentou Ivanise.
Serão premiados o 1° e o 2° lugar de cada categoria, com R$ 300,00 e R$ 200,00, respectivamente, com recursos repassados pela AMP/RS. Paralelamente, o Legislativo municipal assumirá as despesas com a divulgação do concurso. Os vencedores serão agraciados em evento programado para 1° de dezembro, no Plenarinho da Câmara Municipal.
INSCRIÇÕES
Os trabalhos devem ser inscritos e entregues até 1° de novembro na direção da escola onde estuda o aluno participante. O material deverá ser repassado, até 5 de novembro, à Secretaria Municipal de Educação, no caso das escolas municipais. Os trabalhos produzidos por alunos de escolas privadas ou estaduais deverão ser entregues pela diretoria do estabelecimento à 8ª CRE, igualmente até a mesma data. A comissão julgadora será composta por nove representantes, um de cada instituição ou entidade envolvida no concurso.
As inscrições devem ser feitas em formulário próprio, disponível nas escolas ou no site da Câmara de Vereadores. Clique aqui para acessar a ficha de inscrições. Informações, na Câmara de Vereadores de Santa Maria (Rua Vale Machado, 1.415, fone (55) 3220-7281) ou junto às direções dos estabelecimentos de Ensino. Além do Ministério Público e da Câmara de Vereadores, a iniciativa tem o apoio das secretaria municipais de Educação, de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos e da Saúde, além da 8ª CRE, da Unifra, do Conselho Municipal de Entorpecentes e da ONG Vida Urgente.