CONAMP Mulher termina com participação de promotoras gaúchas em painéis
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) participou da segunda edição do Congresso CONAMP Mulher, promovido pela Associação Nacional do Ministério Público (CONAMP), entre os dias 12 e 13 de junho, em Brasília.
Representaram a AMP/RS a vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira; a vice-presidente de Jubilados, Guacira Almeida Martins; e a vice-diretora do Departamento de Mulheres, Luciana Cano Casarotto. A comitiva gaúcha também foi formada pelas promotoras de Justiça Júlia Flores Schütt, Paula Ataíde Athanásio e Priscilla Ramineli Leite Pereira.
Em 2024, o CONAMP Mulher realizou nove painéis, totalizando mais de dez horas de discussões. Sob o tema "Democracia sob a perspectiva de gênero”, o encontro também debateu pautas envolvendo os direitos das mulheres e equidade de gênero. O evento foi finalizado com a palestra “Democracia sob Perspectiva de Gênero", apresentada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.
Durante o CONAMP Mulher, Karine Camargo Teixeira foi relatora no painel "Mulheres e Violência Política: Uma Escuta Necessária". "Pertencemos a uma geração transformadora. Por isso, devemos permanecer juntas e unidas para seguirmos em frente. Este painel é extremamente necessário para debater o espaço de fala das mulheres na atual sociedade e o quanto é desafiador criar novas lideranças femininas", disse a vice-presidente de Relações Institucionais da AMP/RS.
Já a vice-diretora do Departamento de Mulheres da AMP/RS, Luciana Cano Casarotto, participou como relatora do painel "Novas Tecnologias e o Enfrentamento à Violência Política de Gênero". "Poder contribuir para o debate sobre violência política e novas formas de seu enfrentamento, ao lado de colegas referências no cenário nacional, é uma honra, ainda mais, por representar todos os colegas gaúchos que não puderam comparecer, especialmente pela difícil situação que enfrentamos no nosso Estado", destacou.
Delegação gaúcha com o presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, e a coordenadora da comissão de mulheres da CONAMP, Deluse Amaral
Karine Camargo Teixeira relatora do painel "Mulheres e Violência Política: Uma Escuta Necessária"
Luciana Cano Casarotto relatora do painel "Novas Tecnologias e o Enfrentamento à Violência Política de Gênero"
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia