Comissão da Votação Paralela do TRE/RS
O assessor especial da AMP/RS, Paulo Leandro da Rosa Silva, representou a AMP/RS na reunião da Comissão da Votação Paralela do Trtibunal Regional Eleitoral, ocorrida nesta quinta-feira, 25, com representantes de partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, entidades representativas da sociedade e imprensa. Este procedimento, que já acontece desde 2002, tem o objetivo de verificar o funcionamento das urnas eletrônicas no dia das eleições.
O assessor especial da AMP/RS, Paulo Leandro da Rosa Silva, representou a AMP/RS na reunião da Comissão da Votação Paralela do Trtibunal Regional Eleitoral, ocorrida nesta quinta-feira, 25, com representantes de partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, entidades representativas da sociedade e imprensa.
Este procedimento, que já acontece desde 2002, tem o objetivo de verificar o funcionamento das urnas eletrônicas no dia das eleições.
Para o processo de auditoria, são sorteadas, na véspera da eleição, três urnas eletrônicas do Estado - sendo uma da Capital. A novidade para este ano é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contratará uma empresa especializada para acompanhamento e verificação dos trabalhos. O sorteio ocorrerá no plenário do TRE, no dia 04 de outubro, a partir das 9h, em cerimônia aberta aos partidos, imprensa e público em geral.
O processo
As urnas eletrônicas sorteadas são recolhidas dos seus locais de votação e lacradas. Os Cartórios Eleitorais providenciam sua substituição, para possibilitar que os eleitores dessas três seções possam votar normalmente.
No processo de votação paralela, são distribuídas cédulas de votação e listas de candidatos aos fiscais presentes, de modo que estes possam preencher com os números dos candidatos que concorrerão nos municípios sorteados. Os votos são guardados em urnas de lona, que são lacradas até o dia do pleito, quando em cada urna eletrônica sorteada será feita uma votação idêntica à oficial, utilizando-se os candidatos que estão concorrendo naqueles municípios e as inscrições dos eleitores habilitados nas três seções.
Neste ano, a Votação Paralela acontecerá na sala 400, da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
Os trabalhos de auditoria são coordenados por uma comissão, que é presidida pela juíza do Pleno do TRE, Vanderlei Teresinha Kubiak.
Além dos representantes de partidos políticos, e da AMP/RS estiveram presentes na reunião a Ordem dos Advogados de Brasil, a Assembléia Legislativa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão e a Associação Riograndense de Imprensa.